A maior conferência mundial sobre as perturbações com origem no Espaço e o seu impacto social e económico decorre em Coimbra e é coorganizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)
A cidade de Coimbra recebe nesta semana e até dia 8 de novembro investigadores de todo o mundo que trabalham nas várias vertentes da meteorologia espacial – o estudo do impacto da atividade do Sol, e de outras perturbações com origem no espaço, sobre o ambiente espacial em torno da Terra e as infraestruturas tecnológicas de que a nossa sociedade depende.
A meteorologia espacial é uma atividade de enorme interesse económico e social em sectores como a aviação, telecomunicações, redes elétricas ou a agricultura de precisão.
A Semana Europeia de Meteorologia Espacial (European Space Weather Week – ESWW2024), coorganizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1), é a maior conferência mundial sobre o tema e abre as portas do Convento de São Francisco, em Coimbra, a cientistas, engenheiros, operadores de satélites, técnicos de redes de energia e especialistas em comunicações, navegação e aviação.
A meteorologia espacial estuda, monitoriza e tenta prever a atividade do Sol, assim como os potenciais impactos sobre sistemas biológicos e tecnológicos, sendo uma atividade de enorme interesse económico e social em sectores como a aviação, telecomunicações, redes elétricas ou a agricultura de precisão.
O evento que tem neste ano Portugal como país anfitrião vai centrar-se na ligação entre a investigação fundamental e a transferência de conhecimento com os setores económicos e seus parceiros industriais. Esta edição contará com expositores e áreas de apresentação para prestadores de serviços, utilizadores finais de produtos e serviços dependentes da meteorologia espacial e demais parceiros industriais.
A ESWW terá a participação de mais de 600 investigadores e representantes de empresas ligadas à meteorologia espacial, à interação Sol-Terra e ao Espaço, e tem vindo a evoluir do seu foco original centrado na Europa para se tornar num evento global com uma participação mais diversificada e crescente da América do Norte e do Sul, África, Ásia e Oceânia. Tem também como missão aumentar a visibilidade da meteorologia espacial junto do público e dos decisores políticos.
Website da conferência: https://esww2024.org/