Estão colocadas as fundações do maior radiotelescópio do mundo

Conceção artística de discos que farão parte de uma das redes do SKA, na África do Sul.

Conceção artística de discos que farão parte de uma das redes do SKA, na África do Sul. Créditos: SKA Organization.

Sete países, entre os quais Portugal, membros fundadores do Square Kilometre Array (SKA)1, o futuro maior radiotelescópio do mundo, assinaram hoje em Roma o tratado para o estabelecimento da organização intergovernamental2 responsável pela sua execução e operação.

O SKA é um dos mais ambiciosos projetos de investigação alguma vez concebidos e o exemplo de uma iniciativa científica de larga escala que congrega países de quatro continentes. Representando o nosso país, o Ministro para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, coroou com a sua assinatura a participação ativa de Portugal no SKA, tanto ao nível da investigação científica como da indústria nacionais.

Segundo José Afonso, coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA): “O IA tem participado ativamente na definição da ciência que o SKA vai realizar, trazendo a experiência em radioastronomia resultante tanto da participação do IA nos chamados percursores do SKA, o Australian Square Kilometre Array Pathfinder (ASKAP) e o telescópio MeerKAT na África do Sul, como enquanto Centro de Competências Português para o radiotelescópio ALMA (PACE)”. Através deste centro, desde 2014 que o IA tem vindo a aumentar de forma surpreendente a competência no nosso país em radioastronomia.

Saber mais »


Notas:

  1. O Square Kilometre Array é uma iniciativa internacional para construir o maior radiotelescópio do mundo. Não se trata de um único telescópio, mas de um conjunto de telescópios espalhados por uma grande área. Será construído na Austrália e na África do Sul, com expansões posteriores em ambos os países e noutros países africanos.
  2. O Square Kilometre Array Observatory (SKAO) é uma organização intergovernamental constituída, para já, pelos seguintes sete países membros fundadores: Austrália, África do Sul, China, Itália, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.