O IA no Festival da Luz

Lumina 2018 - Navegar no céu

Entre 21 e 23 de setembro a vila de Cascais ilumina-se com mais uma edição do Lumina – Festival da Luz. Criações artísticas explorando a luz e a cor poderão ser apreciadas ou experimentadas ao longo de um percurso pelas ruas da vila, aberto a todos.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço associou-se ao festival Lumina 2018 para organizar uma oficina sobre as estrelas e as constelações no âmbito do programa do Cascais Capital Europeia da Juventude. Utilizando materiais fluorescentes e luz “negra” (a luz junto à extremidade violeta do espectro da luz visível), alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Carcavelos são convidados a reconstituir uma parte do céu noturno que se verá por cima de Cascais durante o festival.

Esta é uma proposta para descobrir a diversidade de estrelas e as suas cores, viajando por uma paisagem de luz. Os participantes aprendem também a utilizar as constelações como instrumentos de “navegação” e assim podem começar a partilhar o céu com familiares e amigos.

No final, este mapa do céu que as crianças construírem em equipa, poderá ser visto durante o festival Lumina.