Super bolha de gás em expansão detetada à volta de gigantescos buracos negros no Universo primordial

Esquerda - Imagem composta de uma rádio galáxia e bolha de gás, no visível, infravermelhos e raios X. Direita – Imagem artística da galáxia, com emissão de jatos.

Esquerda - Imagem composta de uma rádio galáxia e bolha de gás, no visível, infravermelhos e raios X. Direita – Imagem artística da galáxia, com emissão de jatos. Créditos: Esquerda - NASA/CXC/Durham Univ./D.Alexander et al., NASA/ESA/STScI/IoA/S.Chapman et al., NAOJ/Subaru/Tohoku Univ./T.Hayashino et al., NASA/JPL-Caltech/Durham Univ./J.Geach et al. Direita - NASA/CXC/M.Weiss

Num estudo, liderado por Sandy Morais, uma aluna de doutoramento do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), os investigadores descobriram gigantescas bolhas de gás  e poeira à volta de duas rádio galáxias1 longínquas, a cerca de 11,5 mil milhões de anos-luz de distância.

Os investigadores usaram dois dos maiores telescópios da atualidade, o Keck II (Havai) e o Gran Telescópio de Canárias (GTC), para observar TXS0211−122 e TXS 0828+193, duas potentes rádio galáxias que albergam um dos tipos de núcleos ativos de galáxias (AGN) mais energéticos que se conhece. Este tipo de galáxia tem os mais massivos buracos negros e as mais potentes emissões contínuas de energia conhecidas.

Saber mais »


Notas:

  1. Rádio Galáxias são um tipo de galáxias com núcleos ativos de galáxias (AGN) no seu centro. Estes AGN consomem material, como gás, a taxas extremamente elevadas, o que provoca a emissão de radiação em todo o espectro eletromagnético. Os AGN também emitem potentes jatos de matéria, que brilha nas frequências rádio.