Numa galáxia muito distante: Hércules A

Hercules A

A galáxia Hércules A tem no seu centro um buraco negro supermassivo em atividade, e que é responsável pelos enormes jactos de gás quente observáveis na luz rádio.
Créditos: NASA, ESA, S. Baum and C. O'Dea (RIT), R. Perley and W. Cotton (NRAO/AUI/NSF), and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

Hércules A é uma galáxia que contém um gigantesco buraco negro, com mil vezes mais massa do que o buraco negro no centro da nossa galáxia Via Láctea.

Da região central da galáxia emanam dois jactos simétricos de gás extremamente quente, apenas visíveis em frequências rádio. A extensão destes jactos é da ordem do milhão de anos-luz.

A imagem é uma sobreposição de duas imagens diferentes. A branco vemos esta região do céu na banda da luz visível, obtida com o Telescópio Espacial Hubble. A rosa estão representados os dados na banda de frequências rádio obtidos com o radiotelescópio Very Large Array (VLA).

Na análise destes dados concluiu-se que a emissão do gás ao longo do tempo não aconteceu de forma continuada, mas sim por episódios.

Galáxia escolhida por Sonia Antón