Noites quentes e céus claros pedem uma star party de verão. É isso que nos espera no Observatório Astronómico da Ajuda, com telescópios apontados às estrelas, visitas ao edifício histórico, um momento de diversão que casa humor com astronomia, e uma conversa com um astrónomo português que trabalha num radiotelescópio no deserto do Chile.
O número de pessoas está limitado ao número de lugares e à capacidade do espaço.
Programa
21:00 – 21:30
Comédia: Este Espaço pode ser seu
Por Guilherme Patrão
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Atuação de stand-up comedy com astronomia, factos, curiosidades, momentos musicais e, se a organização do evento permitir (e emprestar uma tesoura), também dançarinos em trajes menores e um domador de leões,… sobretudo se também arranjar os leões.
Guilherme Patrão, proto-comediante com uma paixão gigantesca tanto pela ciência como pela comédia, quer provar ao mundo que as duas são compatíveis no palco, e talvez até no casamento.
21:30 – 22:30
Palestra: Vamos dar tempo à Ciência
Por Hugo Messias
Observatório ALMA e Observatório Europeu do Sul (ESO)
Num momento em que se dá tanto “tempo de antena” a quem questiona a ciência e os seus processos, Hugo Messias será o nosso guia nesta viagem: a viagem de como o conceito de “Universo” evoluiu no entendimento humano através da evolução dos instrumentos e observatórios.
Partiremos de Évora, há 7000 anos, passaremos pela sala do observatório onde nos vamos reunir neste sábado e pelo seu impacto no conhecimento dos séculos XIX e XX, até aos grandes observatórios internacionais na Terra e no espaço dos dias de hoje.
Em cada momento desta história, com a paciência dos grandes feitos, a ciência foi fornecendo uma visão a pouco e pouco mais completa do Universo em que vivemos. Como será essa visão de hoje a 100 anos? Há que dar tempo.
Hugo Messias é doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Universidade de Lisboa. Após o seu doutoramento, rumou ao Chile para trabalhar na Universidad de Concepción, com dados do maior radiotelescópio do mundo, o Atacama Large Millimeter Array (ALMA). Desde 2016 que trabalha no próprio ALMA, no Chile, onde lidera o grupo que prepara os projetos de observação. Lidera também o grupo que, em coordenação com uma rede mundial de radiotelescópios, prepara e realiza as observações no âmbito da participação do ALMA no maior radiotelescópio virtual do mundo, o Very Large Baseline Interferometer (VLBI).
22:30 – 23:30
Visitas Guiadas ao Observatório Astronómico da Ajuda
Visite um dos mais emblemáticos edifícios históricos da capital.
A cada 30 minutos, num total de 3 visitas. Inscrições no local, por ordem de chegada
21:00 – 00:00
Observações com Telescópios
Em contínuo ao longo do evento, se as condições meteorológicas o permitirem.
Aconselhamos todos os participantes a trazerem roupa e calçado confortável e adequados à temperatura noturna.
Partilhe
Entrada gratuita
Inscrição
As inscrições para as visitas ao observatório serão feitas no local, não existindo pré-inscrição para o evento. As inscrições estão limitadas ao número de vagas. O acesso ao edifício e às atividades está limitado à capacidade do espaço.
Localização
Observatório Astronómico da AjudaTapada da Ajuda
1349-018 Lisboa