Palestras públicas da Conferência Cosmoverse@Lisbon

Cosmoverse

Quais os ingredientes necessários para cozinharmos um Universo como o conhecemos? Será que a enorme quantidade de dados obtida diariamente em astronomia vai levar a uma revolução nas atuais teorias da Física?

Serão estes os temas das duas palestras públicas da conferência Cosmoverse@Lisbon, a primeira conferência anual de uma série de conferências que visam estabelecer uma sinergia entre diferentes áreas de investigação em cosmologia e promover uma rede interdisciplinar para enfrentar as crescentes tensões entre as teorias da Física e os dados observacionais.

As palestras terão lugar na quinta-feira, dia 1 de junho, às 18:30, na sala C6.1.36, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Programa

Receita cósmica: como preparar um Universo em expansão (palestra em português)

Compreender a composição e dinâmica do Universo e conciliá-las com as atuais observações é o foco principal da Cosmologia moderna. A explicação mais aceite inclui dois componentes desconhecidos no modelo que rege atualmente a dinâmica do Universo: a Energia Escura, proposta como responsável pela aceleração, e a Matéria Escura, necessária para a formação de estruturas como galáxias. Juntos, esses dois componentes misteriosos representam cerca de 95% do conteúdo de matéria e energia. Nesta palestra, veremos a receita ideal e a lista de compras dos ingredientes necessários para cozinhar o Universo tal como o observamos.

Elsa M. Teixeira é mestre em Astrofísica e Cosmologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) e enquanto integrada no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Está a concluir o doutoramento na School of Mathematics and Statistics da Universidade de Sheffield, onde examinou várias formulações teóricas para a física tardia do Universo e formas de testá-las face aos dados observacionais atuais. Irá iniciar de seguida um pós-doutoramento em Montpellier, França, onde continuará a investigar a fonte das atuais tensões causadas pelas observações no modelo padrão da cosmologia. A Elsa é apaixonada por comunicação de ciência criativa e apresentações públicas como ferramentas para tornar a ciência acessível e fascinante para todos.


Are we approaching a revolution in physics? (palestra em inglês)

The history of physics, and of science in general, is the history of tensions between theoretical predictions and new observations/experiments that eventually lead to scientific revolutions. We make theories that can describe Nature, whose predictions are in agreement with all observational and experimental data. However, the advance of technology allows for more accurate data, creating tensions with our theories and forcing us to build new ones. The huge amount of data that astrophysics and cosmology of the 21st century provide us, demands new theories. Most probably, we are approaching a revolution in physics.

Emmanuel N. Saridakis tem um doutoramento em Cosmologia de Partículas pela Universidade de Atenas, Grécia, e trabalhou como pós-doutorado e professor em França (Saclay e IAP), nos EUA (Baylor U.), no Chile (PUCV), na R.P. da China (Tsing Hua, USTC) e na Grécia (NTUA). É investigador principal no Observatório Nacional de Atenas. Possui mais de 250 publicações científicas em astrofísica e cosmologia, reconhecidas internacionalmente. É especialista em popularização da ciência, contando com diversas palestras públicas, artigos e presenças nos media.

A conferência Cosmoverse@Lisbon é organizada no âmbito da iniciativa COST ACTION CA21136 – Addressing observational tensions in cosmology with systematics and fundamental physics (CosmoVerse).

Partilhe

Duração:

1 hora

Entrada gratuita

Localização

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande, Edifício C6, piso 1, Anfiteatro 36 (6.1.36)