Luz Cósmica

Noites no Observatório – Luz Cósmica

A sessão terá início com a palestra às 21:30. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

Luz Cósmica:  O Ano Internacional da Luz 2015

O Ano Internacional da Luz 2015 (AIL2015) é uma iniciativa global que pretende mostrar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade. Nesta apresentação o astrónomo da Universidade de Leiden, Pedro Russo, vai falar da importância da Luz para a Astronomia.

Nota Biográfica

Pedro Russo é um astrónomo português nascido em Figueira de Castelo Rodrigo. De 2007 a 2011 coordenou globalmente o Ano Internacional de Astronomia 2009 (AIA2009), uma iniciativa da UNESCO e União Astronómica Internacional e proclamada ao mais alto nível pelas Nações Unidas. O AIA2009 foi o maior projeto de divulgação científica de sempre  e chegou a mais de 800 milhões de pessoas, mais de 2 milhões só em Portugal. Com 148 países envolvidos tornou-se a maior rede de ciência do Munco.

Em 2011 Pedro foi convidado pela Universidade de Leiden (Holanda) para coordenar globalmente o programa internacional de educação para a astronomia, Universe Awareness.  Este programa internacional usa o fascínio e imensidão do Universo para inspirar crianças com idades entre 4 -10 anos. O programa usa o poder da astronomia para cultivar a noção de perspetiva, para promover cidadania global e estimular o interesse pela ciência nessa idade crucial do desenvolvimento das crianças. Recentemente Universe Awareness recebeu o prestigiante prémio SPORE da revista científica Science da União Europeia: Scientix para melhores recursos educativos.

Na Universidade de Leiden desempenha funções no instituto de astronomia e no departamento de ciência e sociedade.  Pedro foi investigador no Instituto Max Planck onde trabalhou na equipa científica da sonda espacial Venus Express da Agência Espacial Europeia. Em 2009, Pedro foi presenteado com prémio especial dos galardões da ciência portuguesa, Seeds of Science.  Também em 2009 foi o produtor executivo da série de televisão 1 minuto de astronomia, série que foi vencedora do Prémio Nacional Multimédia em 2010.

Partilhe

Duração:

2,5 horas

Entrada livre


Inscrição

Apesar de ter acesso gratuito, a atividade requer uma inscrição obrigatória que pode ser realizada aqui.

Devido à crescente procura das nossas atividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das presenças. A ausência de resposta (48 horas após a receção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo, esteja atento à sua caixa de correio eletrónico de modo a poder confirmar a sua participação nas atividades, quando lhe for solicitado.

Importante: 

A existência de observações astronómicas está sujeita às condições meteorológicas. Como têm lugar no exterior, aconselha-se o uso de roupa confortável e quente.

A realização da palestra é independente das observações.

Receba os anúncios antecipadamente:

O tema da palestra e o programa são divulgados na segunda-feira da semana anterior ao evento. A divulgação é realizada através das páginas internet do IA e do OAL, assim como da lista de distribuição de notícias do OAL (Astronovas). Pode ainda receber os anúncios através das páginas de facebook do IA e facebook do OAL, assim como do grupo facebook das Noites no Observatório.

Localização

Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
Lisboa

Videotransmissão

Pode assistir à sessão a partir de casa acedendo ao seguinte endereço e interagir com o palestrante, colocando as suas questões online.

A videotransmissão das palestras tem o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).