Na sessão deste mês das Noites no Observatório celebramos os 51 anos do Planetário Calouste Gulbenkian.
Às 21:00 festejamos no exterior do Planetário ao som contagiante da Dixie Band da Banda da Armada. Venha ter connosco, prove uma limonada cósmica, uma fatia de bolo e cante os parabéns com 51 balões luminosos no céu! As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.
A palestra, com início às 22:00, terá como tema Férias no Sistema Solar, e será dada por Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Férias no Sistema Solar
Ainda não escolheu o seu destino de férias? Vamos propor-lhe algo de totalmente original – vamos fazer um cruzeiro pelo Sistema Solar.
À boleia com o Pedro Machado, navegue nos lagos de hidrocarbonetos de Titã, tome um duche em Encélado, e mergulhe no oceano subterrâneo de Europa. Aproveite também uma experiência dupla de parapente em Júpiter e Saturno, suba ao maior vulcão do Sistema Solar, e se gosta de campismo, pernoite ao relento num desfiladeiro marciano.
Por fim, no regresso a casa, escolha entre dançar na chuva ultra-tropical de Vénus ou apanhar tórridos banhos de Sol em Mercúrio.
Nota Biográfica
A atividade principal de Pedro Mota Machado é focada nas ciências planetárias, mais concretamente no estudo da dinâmica atmosférica dos planetas do Sistema Solar.
Depois de se formar em Física teórica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, completou um mestrado em Astronomia e Astrofísica na mesma Universidade. Em 2013 obteve o grau de doutor, em regime de associação entre o Observatório de Paris (França) e da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre a Caracterização da dinâmica da atmosfera de Vénus.
Atualmente prossegue a sua pesquisa sobre a dinâmica da atmosfera de Vénus, utilizando técnicas de velocimetria Doppler e métodos de seguimento de nuvens (Cloud Tracking). Os métodos Doppler desenvolvidos e aperfeiçoados no âmbito da sua investigação estão neste momento a ser adaptados para o estudo de outros corpos do Sistema Solar.
O seu trabalho tem sido apresentado em várias conferências internacionais e publicado em diversas revistas da especialidade de Astronomia e Astrofísica. Atualmente é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, afeto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
Partilhe
Duração:
3 horasEntrada gratuita
Inscrição
Apesar de ter acesso gratuito, a atividade requer uma inscrição obrigatória que pode ser realizada aqui.
Devido à crescente procura das nossas atividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das presenças. A ausência de resposta (48 horas após a receção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo, esteja atento à sua caixa de correio eletrónico de modo a poder confirmar a sua participação nas atividades, quando lhe for solicitado.
Importante:
A existência de observações astronómicas está sujeita às condições meteorológicas. Como têm lugar no exterior, aconselha-se o uso de roupa confortável e quente.
A realização da palestra é independente das observações. O Planetário Calouste Gulbenkian abre as suas portas meia hora antes do evento.
Receba os anúncios antecipadamente:
O tema da palestra e o programa são divulgados na segunda-feira da semana anterior ao evento. A divulgação é realizada através das páginas internet do IA e do OAL, assim como da lista de distribuição de notícias do OAL (Astronovas). Pode ainda receber os anúncios através das páginas de facebook do IA e facebook do OAL, assim como do grupo facebook das Noites no Observatório.
Localização
Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência VivaMuseu de Marinha
Praça do Império
1400-206 Lisboa
Como chegar
De carro
GPS – 38.698140, -9.208919
De autocarro
714, 727, 28, 729, 751 e 201
De elétrico
15
De barco
Estação fluvial de Belém ( Transtejo)
Videotransmissão
Pode assistir à sessão a partir de casa acedendo ao seguinte endereço e interagir com o palestrante, colocando as suas questões online.
A videotransmissão das palestras tem o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).