Ignite IAstro – Tavira

Ignite IAstro - Tavira

Ao longo de 2016, os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar o Universo a vilas e cidades com menos acesso à comunicação de ciência.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.

Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas, e das galáxias aos confins do Universo, ao mesmo tempo que falamos dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.

Programa

Dar Tempo ao Tempo
Rui Agostinho

O tempo é da Astronomia e é da sociedade. Mede-se na rotação da Terra, pelos quasares mais longínquos. O tempo segue as leis da Física e estica-se na força gravítica.
Não venha perder tempo, mas ganhar conhecimento… em +1 segundo.

Titã: A Exploração de um Novo Mundo
Alberto Negrão

Em cinco minutos serão apresentadas as descobertas que têm vindo a ser realizadas sobre Titã desde a chegada ao sistema saturniano, há 11 anos atrás, da missão espacial Cassini-Huygens.

Galaxódromo
José Afonso

Galaxódromo é um autódromo de galáxias.
Vou mostrar um pouco sobre o que é que nós sabemos sobre as galáxias, como é que pensamos que elas se terão formado e evoluído ao longo dos 14 mil milhões de anos que tem o Universo, e com que instrumentos as conseguimos estudar.

O Lado Negro das Galáxias
Sonia Antón

Uma parte das galáxias que existem no Universo têm buracos negros supermassivos no seu centro.
Conseguimos vê-los? Como os observamos? São grandes ou pequenos? E o que aconteceria se o Sol se tornasse num buraco negro?
São estas algumas das perguntas que nos levam numa viagem ao núcleo das galáxias … em 5 minutos!

Um Universo Cheio de Pó
Ciro Pappalardo

Irei mostrar por que o pó, apesar de enlouquecer pessoas em dias de limpeza, é um elemento fundamental para compreender a evolução das galáxias.
O pó dar-nos-á novas dicas para construir um modelo evolutivo das galáxias, mas infelizmente este modelo não servirá para substituir o aspirador, as minhas desculpas.

A Descoberta de Ondas Gravitacionais
Francisco Lobo

No dia 11 de fevereiro de 2016, os cientistas anunciaram a primeira deteção direta das ondas gravitacionais, a última peça que faltava para provar a validade da teoria da gravitação de Einstein.
Esta descoberta abre também uma nova janela para os cientistas estudarem objetos que não emitem luz, permitindo explorar e compreender melhor o Universo.

O Lado Escuro da Força
Tiago Barreiro

Mais de metade de todo o Universo conhecido pertence ao “lado escuro”. Ele não é observado diretamente e o que o compõe continua a ser para nós um mistério.
Vamos dar um pouco de luz ao lado mais escondido do Universo.

Um Universo com ALMA
Hugo Messias

Num Universo tão grande são impressionantes as igualdades que existem entre pontos tão afastados, como quando um Português vai para o Chile fazer ciência com o telescópio ALMA e descobre um povo tão parecido com o seu.

Descarregue o cartaz do evento.


Uma vez por mês, em cada evento Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides que avançam automaticamente a cada 15 segundos.

Conheça o calendário da digressão na página do projeto.

Pode seguir a digressão aqui nesta página e também no Facebook em www.facebook.com/iastro.pt/, no Google+ e no Twitter.

Duração:

1h 30

Entrada gratuita

Localização

Cineteatro António Pinheiro
R. Dr. Marcelino Franco, 22
Tavira
Saiba mais sobre o projeto Digressão Ignite IAstro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *