Sabias que a maior parte das estrelas na nossa Galáxia têm planetas à sua volta?
Quantas estrelas terão planetas como a nossa Terra capazes de albergar vida?
Será que o desenvolvimento de novos telescópios e instrumentos científicos vai permitir responder a esta questão?
Nuno Santos, Susana Barros e Sérgio Sousa, investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, vão falar das recentes descobertas sobre Sistemas Planetários em que estão envolvidos, partilhar perguntas para as quais procuram resposta e revelar quais os instrumentos que vão ajudar a desvendar estes mistérios.
São três intervenções muito curtas, simples e interativas, seguidas de um espaço de perguntas e respostas, numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família!
Sábado, dia 14 de abril, às 18h00, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.
Os investigadores do IA vão, igualmente, responder às perguntas que forem, no final da sessão, deixadas por escrito em folhas cedidas para o efeito. As perguntas e respostas serão posteriormente publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.
IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos, e que conta com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva. A segunda edição IAstro Júnior conta também com o apoio da Rádio Miúdos.
Os investigadores:
Nuno Santos
Eu sou o Nuno Santos. Sou especialista no estudo e procura de exoplanetas, planetas que orbitam outras estrelas. Desde pequeno quis ser astrónomo. Sempre me fascinaram os mistérios do Universo: o que está longe, no espaço e no tempo. Durante parte da adolescência comecei por observar o céu como astrónomo amador: um par de binóculos e um pequeno telescópio (fabricado por mim) eram o suficiente sonhar. Depois decidi que queria levar o assunto mais a “sério”, e ingressei no curso de Física. Seguiu-se um mestrado e um doutoramento em Astronomia e Astrofísica. Terminados os estudos, tive então a oportunidade de construir em Portugal uma equipa que trabalha na pesquisa de exoplanetas. Trabalhamos todos para um dia conseguir encontrar um outro planeta como a Terra, a orbitar um outro Sol, e talvez, talvez… Descobrir se nele não existirá vida!
Susana Barros
Sou a Susana Barros e fiz a licenciatura em Física e Matemática Aplicada na Universidade do Porto. De seguida fiz doutoramento em Física na Universidade de Warwick no Reino Unido. Depois comecei a procurar planetas fora do sistema solar primeiro como investigadora em Belfast no Reino Unido e depois em Marselha na Franca antes de voltar para Portugal. Agora faço investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e continuo a estudar novos planetas. No meu tempo livre gosto de ler e fazer yoga.
Sérgio Sousa
Sou o Sérgio Sousa e estudei Física e Matemática Aplicada na Universidade do Porto. Na mesma universidade fiz o mestrado e doutoramento em Astronomia. Quando era pequeno gostava de consolas e de histórias de ficção científica. Hoje sou astrofísico no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e trabalho da descoberta e caracterização de novos planetas fora do nosso sistema solar. E no meu tempo livre ainda gosto de jogar no computador.
Partilhe
Duração:
1 horaEntrada gratuita
Inscrição
A atividade é gratuita e para ser desfrutada em família – as crianças têm de estar sempre companhadas por um adulto.
É necessário fazer RESERVA de bilhetes.
Para efetuar a RESERVA de bilhetes para a atividade IAstro Júnior – Mistérios dos Sistema Planetários clique no link abaixo após ter lido as seguintes indicações:
– Para manter a RESERVA de bilhete é necessário responder ao e-mail de pedido de confirmação, que irá receber dia 9 de abril, confirmando o seu interesse em manter a reserva. A resposta deverá ser dada até às 23h59m de dia 10 de abril 2018.
– Poderá levantar os bilhetes de acesso à atividade IAstro Júnior – Mistério dos Sistemas Planetários no próprio dia, das 17h10 às 17h55.
– Após as 17h55, os bilhetes não reclamados serão disponibilizados às pessoas presentes interessadas em participar na atividade.
– Durante a sessão serão recolhidas imagens, que a organização poderá utilizar para noticiar o IAstro Júnior. Caso não autorize a sua divulgação, deverá comunicá-lo à organização quando levantar os bilhetes.
Localização
Planetário do Porto - Centro Ciência VivaRua das estrelas S/N
4150-762 Porto
Como chegar
De carro
GPS: 41.150716, -8.638462
De autocarro (Paragem “Planetário”)
200, 204, 207, 209, 1M