Festa no Museu

Festa no Museu 2018

Festa no Museu : Celebrar a Ciência

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estará presente na Festa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.

São as seguintes as atividades oferecidas pelo IA e que poderá realizar em família.

Exposição: Sistema Solar à escala

Compare os planetas do Sistema Solar entre si percorrendo a exposição em conversa com investigadores do IA.

Exposição móvel do Sistema Solar à escala
Exposição móvel do Sistema Solar à escala (IA).
Créditos da imagem: César Garcia e Lúcia Alves (Museu Nacional de História Natural e da Ciência)

Oficina: “Com as estrelas entre os dedos”, constelações a três dimensões

Os conjuntos de estrelas que vemos na abóbada celeste parecem desenhar figuras que inspiraram os nomes das constelações. Mas as estrelas estão espalhadas pelo espaço, e as que parecem ser vizinhas no céu, em profundidade podem estar muito longe umas das outras.

Veja como as constelações de Orionte e da Ursa Maior seriam se as víssemos de um local no espaço muito longe da Terra. Nesta atividade poderá construir pelas suas próprias mãos um modelo destas constelações, conhecendo as distâncias e as cores das estrelas que as constituem.

Duração aproximada de 30 minutos.

Puzzle cúbico do Universo

O Universo surpreende-nos com imagens fascinantes de nebulosas e galáxias. Estes objetos são todos diferentes, mas tem características que nos permitem agrupá-los, e com isso aprendemos sobre fenómenos que ultrapassam a escala humana. Experimente completar um puzzle feito com cubos, reconstituindo seis imagens de nebulosas e galáxias.

Consulte o programa completo da Festa no Museu no website do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Entrada gratuita

Localização

Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica 56/58
Lisboa

Como chegar

De Autocarro

58, 773 em frente ao Museu
6, 9, 74, 720, 727 e 738 no Largo do Rato (a 300 m)
92, 790 no Príncipe Real (a 200 m)
O Museu dispõe de um espaço reservado na via pública para os autocarros largarem os grupos escolares, situado entre as entradas do Museu e do Jardim Botânico, mas nem sempre os restantes condutores respeitam os sinais de proibição aí existentes.

De Metro

Estação do Rato (Linha Amarela)

De Carro

O Museu fica localizado numa das ruas mais movimentadas de Lisboa. A Rua da Escola Politécnica tem sempre um tráfego automóvel intenso em ambos os sentidos.
O Museu não dispõe de parque para os visitantes e normalmente não há lugares de estacionamento disponíveis na via pública.
Sugere-se a quem se desloque de automóvel que estacione no parque da Rua da Escola Politécnica (em frente à Procuradoria Geral da República) ou no parque da Rua do Salitre.