Da academia para o resto do mundo

Presenting a business idea to the group. Credits: SKIES

Formação em empreendedorismo, ciência aberta e desenvolvimento de carreira para estudantes de doutoramento

A formação SKIES (Skilled, Innovative and Entrepreneurial Scientists) em Portugal visou alargar as perspetivas de carreira dos estudantes de doutoramento em Portugal, melhorando o seu autoconhecimento e fazendo a ponte entre as competências adquiridas no meio académico e as exigidas na indústria, empresas privadas e outras carreiras não ligadas à investigação.

A formação, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), decorreu entre 19 de abril e 5 de maio, ao longo de três semanas, com quatro sessões online e dois dias de formação presencial na bela cidade de Coimbra.

Explorando competências e o mercado de trabalho

Na primeira semana, os participantes avaliaram as suas próprias competências (na área do empreendedorismo) e exploraram quais os setores do mercado de trabalho com ligações à astronomia. As sessões online contaram com as valiosas contribuições de dois astrofísicos, agora a trabalhar para o setor privado, e da Portugal Space, a Agência Espacial Portuguesa.

Ciência aberta, inovação e o mundo do negócio

Visita ao Instituto Pedro Nunes. Créditos: SKIES

A 28 e 29 de abril, o grupo reuniu-se em Coimbra para dois dias intensos mas divertidos, que envolveram exercícios sobre como idealizar e criar o seu próprio negócio, facilitados pelo Erasmus Centre for Entrepreneurship e pela DotSPACE; uma visita ao Instituto Pedro Nunes, uma incubadora/aceleradora de empresas; e duas sessões dedicadas a Ciência Aberta e Proteção da Propriedade Intelectual, pela Universidade de Leiden e pela UC Business, o gabinete de transferência de tecnologia da Universidade de Coimbra.

De acordo com um participante, a formação “alargou a minha consciência para a grande variedade de percursos profissionais possíveis após o doutoramento. Foi muito bom ouvir a experiência pessoal de cada um dos apresentadores. Foi bom termos experiência prática na construção de um plano de negócios, etc. Os dois dias em Coimbra foram excelentes, também para networking (especialmente depois da pandemia!)”.

O networking foi promovido com um jantar informal e uma visita ao Observatório Geofísico e Astronómico de Coimbra.

Levando a ciência ao público

Visita ao Observatório Geofísico e Astronómico de Coimbra. Créditos: SKIES

Um inquérito feito a alunos e pós-doutorados do IA, para auxiliar na preparação do programa da formação, revelou que a comunicação de ciência era um tema de grande interesse para potenciais participantes. Numa das sessões online, orientada pelo Grupo de Comunicação de Ciência do IA, com a presença e apoio do Gabinete para a Divulgação da Astronomia da IAU, os alunos foram desafiados a planear uma atividade de divulgação de ciência e envolvimento do público, após uma introdução ao tema.

“Astronomia: um tema, muitas carreiras possíveis”

… foi o mote da última sessão, um debate com antigos investigadores em astrofísica que seguiram carreiras fora da investigação académica e duas empresas: a Deimos Engenharia e a LOAD. Os participantes aprenderam com a partilha das suas experiências e foram introduzidos ao programa de mentoria da formação SKIES.

“É muito gratificante ver o resultado de várias semanas intensivas de preparação da formação, tanto ao nível do feedback positivo dos participantes, como da generosidade de todos os oradores e mentores convidados, que muito enriqueceram este programa, e a quem gostaria de agradecer”, Catarina Leote – organização

No final da formação, alguns alunos afirmaram que iriam “entrar no programa de mentoria”, “procurar mais workshops e eventos como este”, “permanecer de mente aberta e continuar a procurar e a aprender sobre outras oportunidades” e “tentar desenvolver mais competências ao longo dos próximos anos, paralelamente às competências académicas”.