Criando com Scratch sobre Astronomia e Tecnologia

Pela quarta-vez consecutiva, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) associa-se ao concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”, propondo como tema para a edição de 2021 “A Astronomia e a Tecnologia”.

Apesar de a astronomia e a astrofísica serem muitas vezes percecionadas como áreas científicas com pouca ligação com o nosso dia a dia, tal conceção não podia estar mais longe da realidade.  A investigação em astronomia, bem como a exploração espacial, promovem um desenvolvimento tecnológico sem igual, ao forçarem a constante criação de soluções para novos problemas. O resultado são tecnologias que atualmente nos são familiares, como o Wi-Fi, ou técnicas de imagiologia em medicina, como a ressonância magnética.

Para esta edição, o IA baseou a sua proposta de tema num dos capítulos do recém criado documento “Grandes Ideias em Astronomia – Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia“, que pretende responder à pergunta: “O que deverão os cidadãos, em qualquer lugar do mundo, saber sobre astronomia?”. Com o desenvolvimento de trabalhos dentro do tema “A Astronomia e a Tecnologia”, pretende-se um aumento da ligação entre a astronomia e a sociedade.

O concurso “A Criar com Scratch!” envolve a criação e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH, como jogos, animações ou apresentações, sobre uma dada temática. Está aberto a crianças e jovens do ensino pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico acompanhados por um adulto professor ou encarregado de educação.

É uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. 

Os trabalhos poderão ser submetidos entre 1 de fevereiro e 31 de maio de 2021, sendo premiados os três melhores projetos de cada nível de ensino. 

Para mais informações e inscrições deverá consultar o site oficial do concurso.