Exoplaneta de “algodão doce” poderá ser planeta com anéis

Simulação do trânsito do exoplaneta HIP 41378 f.

Simulação do trânsito do exoplaneta HIP 41378 f.
Crédito: Tania Cunha, Planetário do Porto – Centro Ciência Viva/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Uma equipa internacional, liderada por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), procurou uma explicação para a densidade inesperadamente baixa do exoplaneta HIP 41378 f. Este trabalho, liderado pelo aluno de doutoramento Babatunde Akinsanmi (IA e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – FCUP), encontrou evidências estatísticas que apontam para que o planeta seja semelhante a Urano, com um sistema de anéis em volta, inclinado de cerca de 25 graus, que se estende de 1,05 a 2,59 vezes o diâmetro do planeta.

Akinsanmi, um astrofísico nigeriano galardoado com uma bolsa PhD::SPACE na Universidade do Porto, explica que “estes planetas de ‘algodão doce’ são uma classe rara de exoplanetas, com densidades muito menores do que a dos planetas gigantes do Sistema Solar. É difícil explicar estas densidades tão baixas e por isso resolvemos investigar o que se passava.”

O HIP 41348 f faz parte desta classe de exoplanetas. Tem o período orbital mais longo dos exoplanetas pouco densos descobertos até hoje e estimou-se que seria 8 vezes menos denso que Saturno (cuja densidade média é menor do que a da água), o que o tornaria altamente anormal.

Saber mais »