Concurso internacional permite dar nomes portugueses a exoplanetas

Lusitânia, Caravela, Adamastor, Esperança e Saudade são os nomes propostos para o sistema mu Arae.

Lusitânia, Caravela, Adamastor, Esperança e Saudade são os nomes propostos para o sistema mu Arae.

Pela primeira vez, a União Astronómica Internacional (IAU1) abriu uma votação pública para batizar 20 sistemas planetários. Nesse lote está o sistema mu Arae, no qual um dos exoplaneta foi descoberto2 por uma equipa internacional, liderada pelo investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) Nuno Cardoso Santos.

Como homenagem, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva submeteu nomes da cultura portuguesa para o concurso da IAU NameExoWorlds, que tem como objetivo celebrar o vigésimo aniversário da descoberta do primeiro exoplaneta. O IA junta-se à homenagem, promovendo uma campanha internacional de apelo ao voto nos nomes portugueses. Se for a candidatura mais votada, a estrela Mu Arae passará a chamar-se Lusitânia, e os seus planetas, Adamastor, Esperança, Caravela e Saudade.

Saber mais »


Notas:

  1. A União Astronómica Internacional (IAU) tem como missão promover e salvaguardar a ciência da astronomia em todas as suas vertentes, através da cooperação internacional. Tem atualmente como membros 12468 astrónomos profissionais de todo o mundo. Entre as suas outras tarefas estão, por exemplo, a definição de constantes físicas e astronómicas, ou a atribuição de nomes oficiais a corpos celestes.
  2. O artigo “The HARPS survey for southern extra-solar planets” foi publicado em 2004 na revista Astronomy & Astrophysics.