Nasce o maior instituto de investigação em astrofísica de Portugal

Foto do observatório ALMA

Foto do observatório ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), do ESO, com a Via Láctea visível sobre os radiotelescópios. O IA é um Centro de Competências para o ALMA. Crédito: ESO/B. Tafreshi

As duas maiores instituições nacionais de investigação em Astrofísica, CAUP e CAAUL anunciam hoje a sua fusão, dando origem ao Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Este é um passo fundamental na consolidação da investigação científica, formação e divulgação de astronomia e astrofísica em Portugal, e no reforço da participação nacional nos grandes projetos internacionais na área das ciências do espaço.

As atividades do IA estão estruturadas em torno de três grandes grupos de investigação – Origem e Evolução de Estrelas e Planetas; Galáxias, Cosmologia, e a Evolução do Universo e ainda Instrumentação e Sistemas. A participação dos investigadores do IA, em alguns dos maiores projetos internacionais nestas áreas de vanguarda, tornará ainda mais importante o papel de Portugal junto das grandes instituições europeias, como a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Observatório Europeu do Sul (ESO).

Saber mais »