Saturnália
O planeta dos anéis no Teatro Romano de Lisboa

Imagem composta em cores falsas, construída a partir de dados obtidos pela sonda Cassini, da NASA

Imagem composta em cores falsas, construída a partir de dados obtidos pela sonda Cassini, da NASA, que mostra o brilho das auroras a cerca de 1000 quilómetros do topo das nuvens da região polar sul de Saturno. Créditos: NASA

O Museu de Lisboa – Teatro Romano e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) convidam para a celebração de Saturno, com uma palestra e atividades paralelas.

Entre os dias 15 e 25 de dezembro celebrava-se a Saturnália, em Roma. O ponto alto desta celebração realizava-se no Templo de Saturno, situado no Fórum, nesta altura festiva que marca o solstício de inverno.

José Ribeiro, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), investiga a atmosfera de Saturno, e irá partilhar algumas das mais impactantes descobertas possibilitadas pela sonda espacial Cassini, ilustrando com imagens formidáveis.

Em paralelo, desafie-se com atividades e visite o local do antigo Teatro Romano de Lisboa.

Encontre o programa completo no website do Museu de Lisboa – Teatro Romano

Logo Teatro Romano Horizontal Positivo


A equipa do IA contará com Sérgio Pereira e José Ribeiro, e os membros do programa Viver Astronomia Inês Heitor e Henrique Eira.

Partilhe

Entrada gratuita

Localização

Museu de Lisboa – Teatro Romano
Rua de São Mamede, 3 A
LISBOA

Como chegar

Metro: Terreiro do Paço, Baixa-Chiado
Autocarro: 714, 732, 736, 737, 760
Elétrico: 12E, 28E
Onde estacionar: Chão do Loureiro, Portas do Sol ou Campo das Cebolas