Lançamento da edição de 2023 do concurso “A criar com Scratch”

A astronomia é multidisciplinar por natureza e são muitas as formas de estudar o Universo.

A edição de 2023 do concurso “A criar com Scratch” terá como mote “Da luz à gravidade: como se estuda o Universo”, um tema inspirado no documento “Grandes Ideias em Astronomia – Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia“.

A sessão de lançamento do concurso, no dia 23 de novembro, em plena Semana da Ciência e da Tecnologia, contará com a participação de Ana Rita Silva, investigadora do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que nos falará sobre como se descobrem e estudam exoplanetas, planetas longínquos que estão fora do Sistema Solar.

Este evento será transmitido no canal de YouTube do projeto EDUSCRATCH.

Programa

18:30 Boas-vindas, apresentação do concurso e do tema de 2023
18:45 Apresentação “Como estudar planetas longínquos?”
19h15 Q&A

O concurso “A criar com Scratch!” é uma iniciativa do Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

 


Ana Rita Silva é investigadora no IA e está no segundo ano do Doutoramento em Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua tese foca-se no estudo de atmosferas de planetas extra-solares, mais especificamente, gigantes gasosos muito quentes. Licenciou-se em Astrofísica em 2020 pela Universidade de Hertforshire, no Reino Unido. Foi aqui que despertou o gosto pela Comunicação de Ciência nas noites abertas do Observatório de Bayfordbury. Hoje participa em eventos de divulgação do IA e partilha o dia-a-dia de uma astrónoma no Instagram (@astrophd.rita).

Partilhe

Duração:

1 hora