Noites no Observatório – Sistemas estelares… são como caixas de chocolates

Sistemas estelares ...são como caixas de chocolates, 27 de julho, 2019
Sessão Especial – Aproveitando as noites de verão, a sessão de julho das Noites no Observatório será no Campinho, Reguengos de Monsaraz, integrada na Dark Sky Party Alqueva. Excecionalmente, a inscrição nesta sessão não é feita através do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, mas em Dark Sky Party Alqueva.

Ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional (IAU) comemora os seus 100 anos de existência. As Noites no Observatório participam nesta celebração, juntando-se durante este ano aos múltiplos eventos e projetos a decorrer no mundo inteiro.


Sistemas estelares… são como caixas de chocolates

por Ruben Gonçalves, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Há pouco mais de duas décadas conhecíamos apenas o nosso Sistema Solar. Se em órbita das estrelas que vemos no céu haveriam planetas, era ainda uma hipótese.

Até hoje descobrimos quase 4 000 planetas em redor de outras estrelas, os exoplanetas. Em dois atos, vamos fazer uma viagem aos sistemas estelares, começando pelo nosso.

  • Primeiro ato: O nosso sistema solar, tamanhos e distâncias, os planetas terrestres e as luas geladas.
  • Segundo ato: Os exoplanetas, como são detectados, onde estão, têm vida?

 

Nota Biográfica

Ruben Gonçalves é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde estuda atmosferas planetárias, em particular a atmosfera de Vénus, no âmbito do seu doutoramento. Desde 2017 é também membro ativo da Europlanet Early Career network (EPEC).

Ruben Gonçalves investiga a dinâmica da atmosfera de Vénus, planeta quase “gémeo” da Terra, baseando-se em observações feitas a partir da Terra, mas também em dados obtidos por missões espaciais, como a sonda Akatsuki, da Agência Espacial Japonesa – JAXA. As técnicas e conhecimentos adquiridos são essenciais para perceber o que distingue estes planetas “irmãos”, e virão a ser utilizados para distinguir entre exoplanetas tipo-Terra ou tipo-Vénus.

Duração:

1 hora

Entrada livre


Inscrição

Inscrições em https://darkskyalqueva.com/inscricao-em-eventos/

Localização

Parque de Merendas do Campinho
Reguengos de Monsaraz

Videotransmissão

Esta sessão das Noites no Observatório não terá videotransmissão.

Saiba mais sobre o projeto Noites no Observatório