IAstro Júnior – Uma Aventura Noutro Planeta

Será que podemos viajar para outro planeta? Quais as maiores dificuldades que iríamos encontrar? Conseguiríamos obter comida? E água? E seria possível respirar?

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Ruben Gonçalves (IA e FCUL), Alberto Negrão (IA e IPL) e Rui Agostinho (IA e FCUL) vão falar sobre alguns planetas e luas do Sistema Solar e viagens interplanetárias, partilhar com os jovens o que ainda não se sabe e quais os instrumentos e métodos que vão ajudar a encontrar respostas e discutir se será possível viajar e viver noutro planeta.

Serão três intervenções curtas, simples e interativas, seguidas de um espaço de perguntas e respostas, numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família. Apesar de ser habitual a realização de uma mini sessão de planetário, tal não será possível nesta sessão devido à avaria do projetor principal, situação que lamentamos.

Vai ser já no próximo dia 16 de março, no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, às 18h00.

Os participantes poderão igualmente deixar perguntas, em folhas cedidas para o efeito, que serão posteriormente respondidas pelos investigadores do IA e publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos, que conta com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva e da Rádio Miúdos.

Os investigadores:

Ruben Gonçalves

Eu sou o Ruben Gonçalves. Licenciei-me em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde fiz também o mestrado em Astrofísica e Cosmologia. Actualmente estou a fazer o doutoramento sobre o estudo da dinâmica de atmosferas planetárias. Estudo principalmente a atmosfera de Vénus e o porquê de ser tão diferente da nossa. Sempre gostei de astronomia mas achei sempre que era muito difícil. Só mais tarde (aos 27 anos) é que decidi seguir esse sonho. Nos tempos livres gosto de futebol, tango e também sou “gamer”.

 

Alberto Negrão

Sou o Alberto Negrão e fiz a licenciatura em Física na Universidade de Lisboa. Seguiu-se um doutoramento em Astronomia e Astrofísica pela mesma universidade, mas realizado no Observatório de Paris-Meudon, em França. Passei ainda, como investigador, por Oxford, Reino Unido e por Roma, Itália. O meu trabalho consiste no estudo da atmosfera e superfície de Titã, lua de Saturno e um dos locais do Sistema Solar mais parecido com a nossa Terra. Atualmente dou aulas no Instituto Politécnico de Leiria.

 

Rui Agostinho

Estudei Física no Departamento de Física (DF) da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (FCUL) onde construí, como aluno, um pequeno telescópio. Depois fui para os Estados Unidos da América fazer o doutoramento em Astronomia e Astrofísica (AeA) na Universidade da Carolina do Norte. Sou professor no DF-FCUL onde “construí” o Centro de Investigação em AeA (CAAUL) que depois ficou no IA. Desde cedo desenvolvi todas as atividades do Observatório Astronómico de Lisboa, como a Comunicação de Ciência (escolas e público), a Hora Legal do país e o serviço público de astronomia. Na investigação dediquei-me às estrelas e à Via Láctea, mas tenho uma forte paixão pelo Ensino (muito grande) e, genericamente, pelo Conhecimento.

Duração:

1 hora

Entrada livre


Inscrição

Para efetuar a RESERVA de bilhetes para a atividade IAstro Júnior – Uma Aventura Noutro Planeta clique no link abaixo após ter lido as seguintes indicações:

– Para manter a RESERVA de bilhete é necessário responder ao e-mail de pedido de confirmação de reserva, confirmando o seu interesse em manter a reserva. A resposta deverá ser dada até às 00h00 de dia 14 de março 2019.

– Poderá levantar os bilhetes de acesso à atividade IAstro Júnior – Uma Aventura Noutro Planeta no próprio dia, das 17h30 às 17h55.

– Após as 17h55, os bilhetes não reclamados serão disponibilizados às pessoas presentes interessadas em participar na atividade.

– Durante a sessão serão recolhidas imagens, que a organização poderá utilizar para noticiar o IAstro Júnior. Caso não autorize a sua divulgação, deverá comunicá-lo à organização quando levantar os bilhetes.

RESERVAR

Localização

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva
Praça do Império
1400-206 Lisboa

Como chegar

De carro
GPS – 38.698140, -9.208919

De autocarro
714, 727, 28, 729, 751 e 201

De elétrico
15

De comboio
CP – Comboios urbanos Lisboa-Cascais – Estação de Belém

De barco
Estação fluvial de Belém ( Transtejo)

Saiba mais sobre o projeto IAstro Júnior