Cursos de Astronomia e Astrofísica

Imagem da Nebulosa de Orionte no infravermelho.
Imagem da Nebulosa de Orionte no infravermelho. Créditos: ESO/H. Drass et al.

A exploração do Universo tem procurado responder a perguntas que a Humanidade se colocou desde sempre: De onde viemos?, Qual é o nosso lugar no Universo?, Qual será o nosso destino?.

Descobrimos que os constituintes elementares dos nossos corpos foram criados no interior de estrelas que hoje já não existem. O Sol viverá por apenas mais cerca de 5 mil milhões de anos, mas entretanto foram já descobertos milhares de planetas para lá do Sistema Solar.

Imagem artística de um exoplaneta a transitar em frente à sua estrela.
Imagem artística de um exoplaneta a transitar em frente à sua estrela. Copyright: ESA/ATG medialab

Nesta viagem de exploração, muitos outros mistérios surgiram. O que acontece a uma estrela depois de se transformar num buraco negro? Como surgiram as primeiras “cidades de estrelas” – as galáxias?

Os cursos de Astronomia e Astrofísica pretendem satisfazer a curiosidade natural por estas perguntas e fornecer conceitos fundamentais para acompanhar e compreender muitas das descobertas mais recentes nestas áreas.

Poderá também iniciar-se na observação direta do céu noturno, com os seus planetas, nebulosas e galáxias, através dos cursos práticos de utilização de telescópios e câmaras fotográficas em astronomia.

Estes cursos são orientados por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professores da Universidade de Lisboa. Os cursos atualmente disponíveis e com edições agendadas são os seguintes:

Face à situação atual de propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e da doença associada (Covid-19), decidimos suspender temporariamente os cursos de astronomia e astrofísica.