Curso Ondas Gravitacionais, Buracos Negros e Wormholes

O Universo está repleto de objetos bizarros, alguns nunca observados e com uma existência apenas teórica. Mas a tecnologia e o conhecimento avançam e a primeira deteção de ondas gravitacionais em 2016 abriu uma nova janela para o cosmos. 

Neste curso serão explorados dois dos objetos mais peculiares do Universo: os buracos negros e os wormholes, desde a sua previsão, com base na Teoria da Relatividade Geral de Einstein, à sua observação, no caso dos buracos negros. Ambos causam enormes perturbações no espaço-tempo, que hoje conseguimos detetar sob a forma de ondas gravitacionais. Conseguiremos algum dia provar a existência de um wormhole e viajar no tempo?

Ilustração da “dança” em espiral entre dois buracos negros antes da sua colisão. Créditos: LIGO/Caltech/MIT/Sonoma State (Aurore Simonnet)

Informações gerais

Duração

10 horas

Local

Instalações do IA no Edifício Leste do Observatório Astronómico de Lisboa

Data

7, 14, 21 e 28 maio 2022 (sábados)

Horário

14h – 16h30

Valor da Propina

100 € (descontos aplicáveis)

Idade Mínima Aconselhada

12

Número de Participantes

7 – 12

Conteúdos

Aula nº 1 – Introdução à teoria da gravitação de Einstein (Teoria da Relatividade Geral)

Aula nº 2 – Buracos negros: os lugares mais secretos do Universo

Aula nº 3 – Túneis no espaço-tempo (wormholes) e viagens no tempo

Aula nº 4 – Ondas gravitacionais: a sinfonia cósmica que abalou o mundo

Poderá consultar o programa detalhado aqui.

INSCREVA-SE

 

Formador

Francisco Lobo

Francisco Lobo é doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e continuou a sua investigação em Inglaterra. Hoje em dia, de regresso à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), continua fascinado pelos estudos dos mecanismos internos da Natureza e do Cosmos e trabalha com as equações que Einstein nos legou, há cerca de um século. Para além da investigação científica, é também coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e está envolvido em atividades de formação e de divulgação.