A “programar” a nossa galáxia com Scratch

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço associa-se mais uma vez ao concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” lançando como tema para a competição deste ano “A nossa galáxia: a Via Láctea”.

O concurso “A Criar com Scratch!” envolve a criação e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH, como jogos, animações ou apresentações, sobre uma temática associada ao Espaço. Está aberto a crianças e jovens do ensino pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico acompanhados por um adulto professor ou encarregado de educação.

Ao estimular o uso de uma linguagem de programação simples, este concurso pretende promover a literacia digital, desenvolvendo competências de programação e resolução de problemas, bem como a memória, atenção, raciocínio lógico e criatividade. Outro objetivo prende-se com a interdisciplinaridade e a divulgação e partilha de recursos educativos desenvolvidos nas escolas.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. 

As inscrições já se encontram abertas mas os trabalhos só poderão ser submetidos entre 1 de fevereiro e 31 de maio de 2020. Serão premiados os três melhores projetos de cada nível de ensino. 

Para mais informações e inscrições deverá consultar o site oficial do concurso.