Cientificamente Provável: o IA nas bibliotecas escolares

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) associa-se à iniciativa Cientificamente Provável com a realização de palestras e oficinas na área da Astronomia em escolas da Grande Lisboa e Porto.

No dia 28 de novembro, quatro turmas de 7º ano da Escola Básica 23 Ferreira de Castro, em Mem-Martins, reuniram-se na biblioteca escolar para realizar a oficina “Com as Estrelas entre os Dedos”, sobre estrelas e constelações, no âmbito do programa Cientificamente Provável.

Este programa visa contribuir para uma aproximação entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares, espaços privilegiados para este encontro de saberes. Pretende-se assim enriquecer o percurso formativo dos jovens, ao promover competências de investigação, comunicação e literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas suas áreas de interesse.

Após manifestação de interesse por parte das escolas, o IA estabeleceu parcerias com sete escolas das áreas metroplitanas de Lisboa e do Porto.

Este programa é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.