Palestra “Astronomia da Próxima Geração” no Encontro Nacional Ler+ Espaço

O Encontro Nacional Ler+ Espaço terá lugar no sábado, dia 11 de maio, às 14:00, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O evento é de entrada gratuita e não requer inscrição.

 

No âmbito deste encontro, José Afonso, coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, dará uma palestra sobre a Astronomia da Próxima Geração

Programa:

14h00 – 14h15 — Abertura
14h15 – 15h00 — Palestra “Astronomia da Próxima Geração” (José Afonso, IA)
15h00 – 15h20 — Intervalo
15h20 – 16h30 — Apresentação dos dez projetos finalistas
16h40 – 17h00 — Entrega de prémios e encerramento

 

Astronomia da Próxima Geração

A Astronomia atravessa hoje uma época de ouro de novas descobertas. Mas a revolução tecnológica que se aproxima promete trazer ainda mais revelações. Novas Terras, buracos negros, o nascimento da primeira luz do Universo e talvez mesmo a descoberta de outras formas de vida – tudo parece estar já no horizonte… 

Que instrumentos levarão a próxima geração de cientistas a perceber muito mais do Universo do que percebemos agora? Conheça alguns dos protagonistas desta nova era, telescópios poderosos que prometem colocar-nos muito mais perto do inatingível… 

Nota Biográfica

José Afonso é doutorado em Astrofísica pelo Imperial College de Londres, tendo estudado a formação e evolução de galáxias no Space Telescope Science Institute, Australia Telescope National Facility, no Onsala Space Observatory e mais tarde em Portugal.

Atualmente é coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e procura ajudar a definir a próxima geração de observações astronómicas para a procura dos primeiros buracos negros no Universo.

Gosta de divulgar as maravilhas da Astronomia e despertar novas mentes para a Ciência.

 

O Encontro Nacional Ler+ Espaço representa o culminar da 1ª edição do projeto Ler+ Espaço (2918/19) no qual, tendo como contexto o Universo, as escolas foram desafiadas a desenvolver estratégias de leitura de natureza literária e científica, tendo por base a pesquisa e a leitura de textos variados e a sua transposição para formatos tridimensionais. Este encontro conta com a presença de professores e alunos das escolas selecionadas, que irão apresentar os seus trabalhos finais.

O projeto Ler+ Espaço resulta de uma parceria estabelecida entre o Plano Nacional de Leitura 2027, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Partilhe

Duração:

3

Entrada livre

Localização

Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Grande Auditório 3.2.14, Edifício C3,
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,
Campo Grande, Lisboa