Ao longo de 2016, os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar o Universo a vilas e cidades com menos acesso à comunicação de ciência.
O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.
Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas, e das galáxias aos confins do Universo, ao mesmo tempo que falamos dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.
Programa
Nem Sempre o Sol Está Calmo
João Lima
Quando a nossa estrela está ativa, é palco de fenómenos violentos e belos. Alguns deles originam partículas que viajam em direção à Terra a velocidades muito elevadas.
Estará o nosso planeta protegido? E os nossos astronautas?
Titã: a exploração de um novo mundo
Alberto Negrão
Nesta palestra serão apresentadas as descobertas que têm vindo a ser realizadas sobre Titã desde a chegada ao sistema saturniano, há 11 anos atrás, da missão espacial Cassini-Huygens.
Medindo Exoplanetas
Sérgio Sousa
Hoje em dia já se descobriram mais de 2000 planetas extra-solares que orbitam outras estrelas na nossa galáxia.
Vou explicar como muitos destes planetas foram descobertos, e falar de técnicas, ferramentas e missões que nos permitem medir e caracterizar estes novos mundos longínquos.
A Música das Estrelas
Margarida Cunha
As estrelas são autênticos instrumentos musicais. Como podemos nós detetar a música que elas ensaiam? E o que é que essa música nos ensina acerca do seu tamanho e do seu interior?
À Descoberta de Estrelas Peculiares
Paola Quitral
Há estrelas com campos magnéticos muito fortes e nuvens de elementos atómicos na sua atmosfera. Venha descobrir mais sobre estes verdadeiros laboratórios estelares e o que nos podem ensinar sobre a física das estrelas.
Astrobytaites
Ana Afonso
Sabia que, para compreender como as galáxias evoluíram ao longo da história do Universo, precisaríamos de uma pessoa a analisar uma galáxia diferente a cada segundo e durante pelo menos 32 anos? Não parece uma tarefa fácil, mas você pode ajudar!
Vou contar-lhe como pode usar o seu computador, tablet ou smartphone para explorar o Universo.
Um Universo Cheio de Pó
Ciro Pappalardo
Irei mostrar por que o pó, apesar de enlouquecer pessoas em dias de limpeza, é um elemento fundamental para compreender a evolução das galáxias. O pó dar-nos-á novas dicas para construir um modelo evolutivo das galáxias.
Mas, infelizmente, este modelo não servirá para substituir o aspirador.
Surfar uma Onda Gravitacional
Nelson Nunes
As ondas gravitacionais são perturbações no espaço e no tempo que se propagam à velocidade da luz. Vamos compreender como se detetam, e descobrir que nos podem oferecer muita informação sobre estrelas longínquas e buracos negros dezenas ou mesmo milhões de vezes maiores do que o Sol.
O Espaço: a última fronteira
Mário João Monteiro
O acesso ao Espaço abriu novas oportunidades aos Astrónomos, permitindo observar e estudar o Universo de formas que nos são inacessíveis a partir do solo. Portugal, através da Agência Espacial Europeia (ESA) também participa nesta aventura.
Iremos viajar pelos grandes projetos científicos da ESA, incluindo aqueles em que Portugal está envolvido, e que estão a abrir novas fronteiras do conhecimento em Astronomia e Astrofísica. O céu já não é o limite!
Descarregue o cartaz do evento.
Uma vez por mês, em cada evento Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides que avançam automaticamente a cada 15 segundos.
Conheça o calendário da digressão na página do projeto.
Pode seguir a digressão aqui nesta página e também no Facebook em www.facebook.com/iastro.pt/, no Google+ e no Twitter.
Partilhe
Duração:
1h 30Entrada gratuita
Localização
Zona Livre - Associação CulturalRua D. Margarida Chaves, 65
Vila Real