Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar o Universo a vilas e cidades com menos acesso à comunicação de ciência.
O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.
Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas, e das galáxias aos confins do Universo, ao mesmo tempo que falamos dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.
Programa
Nem sempre o Sol está calmo
João Lima
Quando a nossa estrela está ativa, é palco de fenómenos violentos e belos. Alguns deles originam partículas que viajam em direção à Terra a velocidades muito elevadas. Estará o nosso planeta protegido? E os nossos astronautas?
Estrelas na idade do armário
Raquel Albuquerque
À semelhança dos seres vivos, as estrelas nascem, crescem e morrem. Uma das fases mais ativas da vida estelar ocorre na sua ‘puberdade’, quando as estrelas encontram o equilíbrio entre ganhos e perdas de matéria.
Nesta breve apresentação, irei explorar as características mais rebeldes das estrelas jovens.
Somos feitos de poeira das estrelas
Elisa Delgado-Mena
De onde vieram os átomos que compõem o nosso corpo? O cálcio dos nossos ossos, o ferro no nosso sangue, o magnésio nos nossos músculos e quase todos os elementos químicos de que somos feitos foram produzidos por estrelas que hoje já não existem.
Foram estrelas que antecederam o Sol e a formação do Sistema Solar e sem as quais nunca se poderia ter formado a Terra. Em cinco minutos vamos saber o que temos em comum com as estrelas.
Um ESPRESSO para outros mundos
Nuno Santos
Como é que conseguimos descobrir planetas a orbitar outras estrelas se elas ofuscam por completo a luz refletida pelo planeta?
Os astrofísicos utilizam a física para detetar indiretamente planetas na vizinhança de uma estrela. Em conjunto com engenheiros, ajudam a desenvolver tecnologia e instrumentos tão sensíveis como o ESPRESSO. Este espectrógrafo será capaz de captar na luz das estrelas os efeitos muito ténues produzidos por planetas tão pequenos como a Terra.
Aceite o convite e apanhe o ESPRESSO para outros mundos.
Medindo exoplanetas
Sérgio Sousa
Hoje em dia já se descobriram mais de 2000 planetas extra-solares que orbitam outras estrelas na nossa galáxia.
Vamos explicar como muitos destes planetas foram descobertos, e falar de técnicas, ferramentas e missões que nos permitem medir e caracterizar estes novos mundos longínquos.
1, 2, 3, ao infinito e mais além
José Pedro Mimoso
Uma viagem aos confins… e ao início do Universo. Regresso garantido ao fim de cinco minutos.
Ouvir o Universo
Lara Sousa
Com a descoberta das ondas gravitacionais passámos a poder ouvir alguns dos segredos mais bem guardados do Universo. Mas o que são ondas gravitacionais? O que ouvimos até agora? Que outros mistérios nos podem elas ajudar a resolver?
O lado escuro da força
Tiago Barreiro
Mais de metade de todo o Universo conhecido pertence ao “lado escuro”. Ele não é observado diretamente e o que o compõe continua a ser para nós um mistério. Vamos dar um pouco de luz ao lado mais escondido do Universo.
Em cada evento Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides que avança automaticamente a cada 15 segundos.
Conheça o calendário da digressão na página do projeto.
Pode seguir a digressão aqui no website e também no Facebook em www.facebook.com/iastro.pt/ e no Twitter.
Partilhe
Duração:
1h 30mEntrada gratuita
Localização
Auditório MunicipalPraça da República
Ponte de Lima