Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar o Universo a vilas e cidades longe dos grandes centros urbanos.
O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.
Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas e às galáxias, e falar dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.
Programa
Vénus: O Gémeo Falso
Ruben Gonçalves
Vénus é o planeta mais próximo da Terra e tem muitas semelhanças com o nosso planeta. Na mitologia romana, Vénus é a deusa que representa o amor, a beleza, a fertilidade e a prosperidade.
Mas será que este planeta é um destino apelativo para as férias de 2118?
Medindo Exoplanetas
Sérgio Sousa
Hoje em dia já se descobriram mais de 2000 planetas extra-solares que orbitam outras estrelas na nossa galáxia.
Vamos explicar como muitos destes planetas foram descobertos, e falar de técnicas, ferramentas e missões que nos permitem medir e caracterizar estes novos mundos longínquos.
Estranhos sistemas planetários
Pedro Viana
Inúmeros sistemas planetários têm sido descobertos, mas poucos se assemelham ao Sistema Solar. Em boa parte, isso deve-se à dificuldade em detetar na vizinhança de outras estrelas planetas tão pequenos como os que habitam o interior do Sistema Solar.
No entanto, já temos informação suficiente para poder afirmar que, em certos aspetos, o Sol se fez rodear por uma família de planetas muito estranha.
Estrelas na idade do armário
Raquel Albuquerque
À semelhança dos seres vivos, as estrelas nascem, crescem e morrem. Uma das fases mais ativas da vida estelar ocorre na sua ‘puberdade’, quando as estrelas encontram o equilíbrio entre ganhos e perdas de matéria. Nesta breve apresentação, irei explorar as características mais rebeldes das estrelas jovens.
A sinfonia das estrelas
Tiago Campante
Muitas das estrelas que vemos no céu noturno fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem. Vamos saber como os astrónomos “ouvem” o som das estrelas, usando depois essa informação para medirem com elevada precisão as suas propriedades.
Novas estrelas em galáxias antigas
Jean Michel Gomes
Há galáxias muito antigas, mas onde estão ainda a nascer estrelas. Isto é uma surpresa.
Uma surpresa ainda maior é o facto de esta formação estelar recente se dar numa estrutura espiral, que não é típica desta família de galáxias.
Dentro de um enxame… de galáxias!
Catarina Lobo
A maioria das galáxias não se encontra isolada no Universo: tal como a nossa Via Láctea, muitas pertencem a grupos ou a enxames de galáxias.
No interior destas enormes estruturas, as galáxias sofrem vários processos que as transformam ao longo do tempo cósmico e alteram a sua forma e a sua capacidade para formar novas estrelas. Nesta breve apresentação, vamos acelerar o tempo e ver a evolução das galáxias de enxame.
Somar a luz, ou telescópios em equipa
Tiago Magalhães
Ver melhor e mais longe implica aumentar a quantidade de luz que os telescópios captam. Uma alternativa a construir telescópios maiores, que são grandes desafios de engenharia, é somar a luz de vários telescópios mais pequenos.
Vamos falar sobre a interferometria da luz e como ela permite ‘construir’ telescópios virtuais.
O lado escuro da força
Tiago Barreiro
Mais de metade de todo o Universo conhecido pertence ao “lado escuro”. Ele não é observado diretamente e o que o compõe continua a ser para nós um mistério.
Vamos dar um pouco de luz ao lado mais escondido do Universo.
Em cada evento Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides que avança automaticamente a cada 15 segundos.
Conheça o calendário da digressão na página do projeto.
Pode acompanhar a digressão através da newsletter IAstro, e também no Facebook e no Twitter.
Partilhe
Duração:
1h 30mEntrada gratuita
Localização
Auditório da Associação Comercial e Industrial de GuimarãesRua da Rainha Dª Maria II, 58
Guimarães