A 2.ª edição da 𝗡𝗼𝗶𝘁𝗲 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝗶𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗜𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗴𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗲𝗺 𝗔𝗿𝗺𝗮𝗺𝗮𝗿 está a chegar!
Programa do evento PRÉ-NEI: Astronomia – “Ignite IAstro”
21h00 Abertura
21h15 Ignite IAstro
Nuno Santos: “Um ESPRESSO para outros mundos”
Como é que conseguimos descobrir planetas a orbitar outras estrelas se elas ofuscam por completo a luz refletida pelo planeta?
Os astrofísicos utilizam a física para detetar indiretamente planetas na vizinhança de uma estrela. Em conjunto com engenheiros, ajudam a desenvolver tecnologia e instrumentos tão sensíveis como o ESPRESSO. Este espectrógrafo será capaz de captar na luz das estrelas os efeitos muito ténues produzidos por planetas tão pequenos como a Terra.
Aceite o convite e apanhe o ESPRESSO para outros mundos.
André Silva: “À procura de outra Terra”
Um dos maiores objetivos da astrofísica é encontrar um mundo semelhante à Terra, fora do Sistema Solar. Mas, como é que vamos conseguir encontrar algo tão pequeno no meio de tantos milhões de estrelas no céu, e tão longe? Vamos ver algumas das técnicas utilizadas para tornar isso possível.
Sérgio Sousa: “Medindo exoplanetas”
Já foram descobertos mais de 5000 planetas a orbitar outras estrelas na nossa galáxia. Como é que conseguimos medir os seus tamanhos estando eles tão distantes de nós? Quais as missões espaciais que os astrónomos usam para tirar as medidas a estes planetas, e que tipo de planetas já foram medidos?
Jennifer Lucero: “Atmosferas de exoplanetas”
Nesta apresentação, vamos falar sobre as atmosferas de exoplanetas, planetas que orbitam estrelas fora do nosso sistema solar. Abordaremos o que são exoplanetas, por que é importante estudar as suas atmosferas e como os cientistas utilizam a luz das estrelas para investigar a composição desses mundos distantes. Através da análise das atmosferas, podemos dar um passo mais perto de responder à pergunta: estamos sozinhos no universo?
João Lima: “Nem sempre o Sol está calmo”
Quando a nossa estrela está ativa, é palco de fenómenos violentos e belos. Alguns deles originam partículas que viajam em direção à Terra a velocidades muito elevadas. Estará o nosso planeta protegido? E os nossos astronautas?
Inês Martins Rolo: “Receita para fazer uma estrela peculiar”
Se tivesses à tua disposição os ingredientes certos, serias capaz de fazer uma estrela? E uma estrela peculiar? Esta palestra irá ajudar-te a descobrir isso mesmo. Desvendaremos os mistérios das raras estrelas gigantes ricas em lítio numa viagem pela sua evolução.
Catarina Lobo: “Dentro de um enxame… de galáxias!”
A maioria das galáxias não se encontra isolada no Universo: tal como a nossa Via Láctea, muitas pertencem a grupos ou a enxames de galáxias. No interior destas enormes estruturas, as galáxias sofrem vários processos que as transformam ao longo do tempo cósmico e alteram a sua forma e a sua capacidade para formar novas estrelas. Nesta breve apresentação, vamos acelerar o tempo e ver a evolução das galáxias nos seus enxames.
Jarle Brinchmann: “Iluminando o Universo escuro”
Pensa-se que a grande maioria do Universo é constituída por matéria escura e energia escura – mas porque é que pensamos isso e como podemos compreendê-lo melhor? O novo satélite Euclid foi construído para mapear a forma do Universo e, nesse processo, criar o melhor atlas do céu noturno alguma vez feito. Venha connosco numa viagem ao Universo escuro!
22h15 Observação Astronómica com telescópios
Filipe Pires – Diretor executivo do Planetário do Porto – CCV
23h00 Encerramento
Partilhe
Duração:
2 horasEntrada gratuita
Localização
Centro Interpretativo da Mulher DurienseAv. Dr. Oliveira Salazar 10, 5110-122 Armamar