No Dia da Matéria Escura, venha descobrir connosco um dos maiores mistérios da Astrofísica moderna.
Há mais no Universo para além de estrelas, planetas, asteróides, cometas e poeira… Na verdade, há muito mais no Universo que não sabemos ainda explicar.
Os astrónomos acreditam que a Matéria Escura, que até ao momento só conseguimos detetar através da sua interação gravítica, compõe cerca de um quarto (26.8%) do total da massa/energia do Universo; além de algo que é responsável pela expansão acelerada do Universo – a Energia Escura – e que corresponde a outros 68.3%. A matéria “normal”, como estrelas, planetas, galáxias, representa apenas 4.9% do total do Universo.
Assim, há uma ENORME parte do Universo sobre a qual ainda não sabemos muita coisa. Será a Matéria Escura um novo tipo de partícula ainda desconhecida? Ou poderá ser explicada refinando e modificando as leis físicas conhecidas? Seja qual for a sua origem, a compreensão da Matéria Escura poderá ensinar-nos muito acerca da história e estrutura do nosso Universo.
No dia do Halloween, venha conhecer este “fantasma” do Universo, um dos maiores mistérios da Astrofísica, que tem intrigado a Ciência Moderna há quase um século.
Mas afinal o que é a Matéria Escura?
Porque achamos que ela existe?
E porque é tão difícil de detectar?
Venha conhecer a resposta a estas e colocar outras perguntas no evento totalmente online Dark Matter Day do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço:
Dia 31 de Outubro de 2020 – 21h00 (acesso através do YouTube do IA)
Programa:
21h00 – Boas Vindas do Grupo de Comunicação de Ciência do IA / Planetário do Porto
21h15 – Transmissão da sessão “Fantasma do Universo – A procura da Matéria Escura” (versão portuguesa) – veja o trailer
21h45 – Sessão de Perguntas e Respostas com os investigadores em Cosmologia do IA, Pedro Avelino e Tiago Barreiro