Com a série O Universo Online, o IA continua a partilhar o Universo através de sessões online com diferentes formatos, como palestras e quizes. Nestas sessões todos estão convidados a participar.
Buracos Negros: os lugares mais secretos do Universo
com Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa).
O Prémio Nobel para a Física foi neste ano atribuído à demonstração, por Roger Penrose, de que os buracos negros são uma consequência direta da Relatividade de Einstein, e à descoberta, por Reinhard Genzel e Andrea Ghez, de um objeto compacto, supermassivo – talvez um buraco negro assombroso– no coração da Via Láctea.
Afinal, o que é que já sabemos sobre os buracos negros? O que é esse corpo exótico no centro da Via Láctea, o Sagitário A*? Como é que os buracos negros afetam a evolução das próprias galáxias, incluindo esta onde se encontra o Sistema Solar?
Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.
Vamos recordar a viagem histórica do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, e as recentes descobertas que nos levam para cada vez mais perto dos seus segredos.
Assista, participe e coloque perguntas na transmissão em direto no canal do IA no YouTube.
Nota Biográfica
Francisco Lobo é doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e continuou a sua investigação em Inglaterra. Hoje em dia, de regresso à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), continua fascinado pelos estudos dos mecanismos internos da Natureza e do Cosmos e trabalha com as equações que Einstein nos legou, há cerca de um século.
Para além da investigação científica, onde lidera o grupo da Cosmologia do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, está envolvido em atividades de formação e de divulgação.
Receba os anúncios antecipadamente:
Estes eventos são divulgados através da Newsletter IAstro e pode também receber os anúncios através do Facebook do IA, Twitter e Instagram.
Transmissão em direto
Assista à transmissão em direto na janela em baixo.
Se quiser participar e colocar perguntas, dirija-se ao canal do IA no YouTube.