Em linha com a estratégia das Nações Unidas para reduzir a desigualdade de género nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), foi estabelecido, em 2015, o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, procurando promover a participação plena e equitativa das mulheres e raparigas na ciência. Esta iniciativa é fundamental, pois a diversidade de género na investigação científica amplia o conjunto de investigadores talentosos, trazendo novas perspetivas, talento e criatividade. Além disso, a igualdade de género é essencial para alcançar sociedades pacíficas, com pleno potencial humano e desenvolvimento sustentável.
A União Astronómica Internacional (IAU) define esta data como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Astronomia e prolonga as celebrações até ao dia 8 de março de 2026, com objetivo inspirar a próxima geração de futuras cientistas e engenheiras, promover a equidade de gênero na ciência e fomentar uma comunidade astronómica mais inclusiva.
O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva (PP-CCV) juntam-se às celebrações com uma série de vídeos de investigadoras em diferentes áreas da Astrofísica para mostrar o seu trabalho e as opções que existem neste ramo cientifico.
Acompanhe AQUI o lançamento dos vídeos que decorrerá entre os dias 11 de fevereiro e 8 de março de 2026.

