Como serão os oceanos de Europa? De que são feitos os lagos de Titã? Como estudamos as atmosferas dos planetas do Sistema Solar? Existirá vida noutros planetas?
Neste curso será feita uma viagem pelo Sistema Solar enquadrando o conhecimento atual com as técnicas utilizadas e a evolução do conhecimento. Serão ainda abordados aspetos da Astrobiologia e da descoberta de Exoplanetas, dois temas quentes da atualidade astronómica. Uma oportunidade para atualizar o seu conhecimento a não perder!
Informações gerais
Duração
10 horas
Local
Lisboa: Instalações do IA no Edifício Leste do Observatório Astronómico da Ajuda
Porto: Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
Data
11, 12 e 16 maio 2024 (Porto)
9, 16, 23 e 30 novembro 2024 (Lisboa)
Horário
Lisboa: 10h – 12h30 (presencial, sábados)
Porto: 14h – 18h (presencial, sábado e domingo) e 18h30 – 20h30 (online, quinta-feira)
Valor da Propina
100 € (descontos aplicáveis)
Idade Mínima Aconselhada
15
Número de Participantes
10 – 25
Conteúdos
Aula nº 1 – Planetas do Sistema Solar. Missões Espaciais
Aula nº 2 – Grandes telescópios. Atmosferas planetárias
Aula nº 3 – Planetologia comparada. Preparação de uma missão espacial. Colónias humanas noutros planetas do Sistema Solar
Aula nº 4 – Novos Mundos e o dealbar de uma grande aventura. Astrobiologia: um olhar científico para algo em que todos pensamos
Poderá consultar o programa detalhado aqui.
INSCREVER-ME
Formador
Pedro Machado
Pedro Machado estuda a dinâmica atmosférica dos planetas do Sistema Solar. Colaborou nas missões espaciais Venus Express e Akatsuki. Formou-se em Física Teórica na Universidade de Lisboa e doutorou-se com uma tese sobre a Caracterização da dinâmica da atmosfera de Vénus. É co-investigador e representante de Portugal na missão espacial ARIEL, é co-investigador do instrumento VenSpec-H da missão EnVision e do instrumento OMEGA da missão Mars Express, todas da ESA. É investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O que dizem os alunos…
“Importante e interessante.”