Ciência Aberta: uma Resolução da UNESCO

A “Recomendação da UNESCO sobre Open Science [Ciência Aberta]” foi aprovada, unanimemente por todos os Estados-Membros, durante o plenário da Comissão Científica, da 41ª Assembleia Geral da UNESCO.

A Ciência Aberta combina vários movimentos e práticas que têm como objetivo tornar o conhecimento científico disponível, acessível e reutilizável por todos. Assim, procura aumentar as colaborações científicas e a partilha de informação, para benefício da ciência e da sociedade. Por outro lado, visa a abertura dos processos de criação, avaliação e comunicação do conhecimento científico a todos os setores da sociedade (e não, apenas, à comunidade científica). Uma forma de promover esta Ciência Aberta é através da implementação de práticas de Ciência Cidadã – o envolvimento de não especialistas nos processos de construção de novo conhecimento científico.

Esta Recomendação é um marco para os profissionais da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã! Com ela emerge um consenso, na comunidade internacional, sobre a Ciência Aberta e sobre a forma de monitorizar o progresso da sua implementação.

Esta Recomendação inclui contributos da Citizen Science & Open Science Community of Practice (CS&OS CoP), formada no início de 2020 sob a égide da Citizen Science Global Partnership, e da qual fazem parte membros do Grupo de Comunicação de Ciência do IA (que dinamizam o projeto IA de Ciência Cidadã CoAstro).

Com esta Recomendação a CS&OS CoP irá, agora, acompanhar a forma como os Estados-membros implementarão práticas de Ciência Aberta e, como consequência,  as oportunidades relevantes de Ciência Cidadã que se seguirão. Agregar esforços, durante a implementação da Recomendação, será a atividade central da CS&OS CoP.


Contactos
Ilídio André Costa