Terceiro ano letivo a viajar no Espaço à boleia com os livros

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Motivar crianças e jovens para a Astronomia e para as Ciências do Espaço através de leituras inspiradoras é o objetivo do Ler+ Espaço, um projeto nacional que tem no ano letivo de 2020/2021 a sua terceira edição, com a parceria do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Estão abertas as candidaturas para a terceira edição do Ler+ Espaço, um projeto que desafia os alunos dos ensinos básico e secundário a lerem e a pensarem em conjunto sobre o Espaço e o Universo. Esta é uma iniciativa aberta à rede escolar pública nacional e que resulta de uma parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Os grupos de alunos que aderirem ao projeto Ler+ Espaço serão convidados a escolher um dos livros de uma lista de leituras recomendadas, elaborada em conjunto pelo IA e pelo PNL2027 e disponível no portal do PNL2027.

Nestas recomendações de leituras incluíram-se tanto obras de não-ficção como literárias, todas ligadas aos temas do Espaço e do Universo. Ao longo do ano letivo, os alunos deverão trabalhar em equipa e transpor o que aprenderam para outros formatos, como um modelo tridimensional de um planeta, ou um texto de ficção.

O projeto Ler+ Espaço tem como objetivos promover a curiosidade, o espírito crítico e o gosto pela descoberta e pela leitura, desenvolvendo em simultâneo competências em literacia científica e tecnológica nas áreas da Astrofísica e das Ciências do Espaço.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) dará o apoio científico ao desenvolvimento dos projetos, e disponibiliza já online uma lista de sugestões de publicações periódicas, filmes, websites, entre outros, como recursos complementares a que os alunos poderão recorrer.

Aos autores dos três trabalhos que mais se destacarem em cada categoria (1º/2º ciclos, e 3º ciclo/secundário) será oferecido um curso de astronomia, uma observação do céu com telescópios ou bilhetes para visitar o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva ou o Observatório Astronómico de Lisboa.

Os agrupamentos escolares, ou as escolas não agrupadas, poderão submeter as suas candidaturas até dia 31 de março na plataforma online do PNL2027. Os projetos finalistas serão anunciados em abril de 2021.