Motivar crianças e jovens para a Astronomia e para as Ciências do Espaço através de leituras inspiradoras é o objetivo do Ler+ Espaço, um projeto nacional que tem neste ano a sua segunda edição, com a parceria do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Ler+ Espaço, um projeto que desafia os alunos dos ensinos básico e secundário a lerem e a pensarem em conjunto sobre o Espaço e o Universo. Esta é uma iniciativa aberta à rede escolar pública nacional e que resulta de uma parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
Os grupos de alunos que aderirem ao projeto Ler+ Espaço serão convidados a escolher um dos livros de uma lista de leituras recomendadas, elaborada em conjunto pelo IA e pelo PNL2027 e disponível no portal do PNL2027.
Nestas recomendações de leituras incluíram-se tanto obras de não-ficção como literárias, mas todas ligadas aos temas do Espaço e do Universo. Ao longo do ano letivo, os alunos deverão depois trabalhar em equipa e transpor o que aprenderam para outros formatos, como um modelo tridimensional de um planeta, ou um texto de ficção, por exemplo.
O projeto Ler+ Espaço pretende estimular a leitura e o gosto pelo saber partindo da curiosidade e dos interesses das crianças e jovens, estimulados por toda uma indústria de filmes, jogos e bandas desenhadas que se baseia na exploração do espaço, real ou ficcionado.
O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) dará o apoio científico ao desenvolvimento dos projetos, e disponibiliza já online uma lista de sugestões de publicações periódicas, filmes, websites, entre outros, como recursos complementares a que os alunos poderão recorrer.
Aos autores dos três trabalhos que mais se destacarem em cada categoria (1º/2º ciclos, e 3º ciclo/secundário) será oferecido um curso de astronomia, uma observação do céu com telescópios e bilhetes para visitar o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva ou o Observatório Astronómico de Lisboa.
Será também organizado o Encontro Nacional Ler+ Espaço, a decorrer em maio de 2020 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Este será o momento em que os projetos finalistas serão apresentados e o júri, constituído por representantes das três instituições parceiras, selecionará os trabalhos de maior destaque.
Os agrupamentos escolares, ou as escolas não agrupadas, poderão candidatar-se de 6 de novembro a 27 de março na plataforma online do PNL2027. Os trabalhos finais dos alunos deverão ser enviados até março de 2020, e os projetos finalistas serão anunciados em maio desse ano.