Atividades
|
Sexta-feira, 17 de maio, 21h30
Observatório Astronómico de Lisboa
Nas celebrações do eclipse solar total de 1919, participe numa noite de observações astronómicas, visitas guiadas a um observatório histórico, e com uma palestra pública dedicada às ondas gravitacionais com Francisco Lobo, do IA e da FCUL.
Entrada gratuita. A palestra é limitada ao número de lugares disponíveis, e as visitas guiadas ao edifício requerem o registo prévio, realizado à chegada ao evento.
SABER MAIS »
|
Domingo, 19 de maio, 11h30 - 18h45
Centro Cultural de Belém, Lisboa
Venha redescobrir a aventura da exploração espacial, e explorar novos horizontes para além da Lua.
Programa de um dia, com cinema e conversas com investigadores, numa coprodução do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do iNOVA Media Lab e do Centro Cultural de Belém (CCB).
Bilhetes à venda no website do Centro Cultural de Belém.
SABER MAIS »
|
Sábado, 25 de maio, 21:30
Planetário Calouste Gulbenkian - CCV, Lisboa
Duas importantíssimas descobertas recentes estão a ajudar os cientistas a revelar os segredos que os buracos negros abrigam.
Vamos recordar a história do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, e explorar os engenhosos mecanismos que inventámos para os detetar, com Francisco Lobo, do IA e FCUL.
Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição.
SABER MAIS »
|
Sexta-feira, 7 de junho, 21h30
Observatório Astronómico de Lisboa
Nas celebrações do eclipse solar total de 1919, aproveite observações astronómicas, visitas guiadas a um observatório histórico, e uma palestra pública dedicada ao lado escuro do Universo, por Tiago Barreiro, do IA e professor na Universidade Lusófona.
Entrada gratuita. A palestra é limitada ao número de lugares disponíveis, e as visitas guiadas ao edifício requerem o registo prévio, realizado à chegada ao evento.
SABER MAIS »
|
1 -
16 junho, vários horários
Parque Eduardo VII, Lisboa
|
Os telescópios do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) esperam por si junto aos stands da Gradiva Publicações na Feira do Livro de Lisboa 2019.
Atividade gratuita.
SABER MAIS »
|
Cursos
|
Sábados, 1 junho - 20 julho (2ª edição)
Edifício Leste do Observatório Astronómico de Lisboa
São muitos os conceitos com os quais nos deparamos frequentemente mas nem sempre os compreendemos na sua totalidade: equinócios, buracos negros, exoplanetas, e espectro eletromagnético são alguns deles.
Neste curso serão abordadas todas as áreas da Astronomia e Astrofísica, de forma ligeira mas cientificamente fundamentada, havendo também uma breve introdução ao uso prático de telescópios.
Formadores: Rui Agostinho e José Afonso, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
SABER MAIS »
|
2ª edição : 15, 16 junho
3ª edição : 13, 14 julho
Edifício Leste do Observatório Astronómico de Lisboa
Remonta à Pré-História o fascínio dos seres humanos pelo céu, mas foi com os primeiros telescópios que a Astronomia se tornou numa ciência.
Adquira as ferramentas para planear e executar em autonomia a sua própria exploração do céu.
Formador: João Retrê, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
SABER MAIS »
|
Notícias IAstro
|
13 de maio, 2019 Um estudo que prevê o número de buracos negros supermassivos no Universo primordial ao alcance de futuros observatórios nos raios X e no rádio foi liderado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
SABER MAIS
|
10 de maio, 2019 Um estudo que acompanhou a evolução da atmosfera de Plutão durante quatorze anos, evidencia a sua natureza sazonal, e prevê que agora se começará a condensar na forma de geada.
SABER MAIS
|
3 de maio, 2019 Uma das mais antigas observações que chegou aos dias de hoje, efetuada por astrónomos chineses em 48 a.C., foi confirmada por uma descoberta que contou com a participação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
SABER MAIS
|
3 de maio, 2019 O primeiro documento global que propõe uma definição de Literacia em Astronomia é publicado em acesso aberto, com a coautoria do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
SABER MAIS
|
O Universo
|
ÁUDIO / ENTREVISTA
A mais de 3 mil milhões de quilómetros de distância do Sol, Plutão é já frio o suficiente, mas está a entrar agora no inverno e a sua ténue atmosfera vai desaparecer em geada.
Pedro Machado, do IA e FCUL, partilhou com o programa Os Dias do Futuro, da Antena 1, os resultados de um trabalho de quatorze anos de estudo da atmosfera deste planeta anão.
OUVIR
|
Astrónomo, físico, matemático, e até filósofo, Arthur Eddington tocou em quase todos os domínios da Astronomia moderna, abrindo novos campos de pesquisa, ou definindo trajetos de investigação para o futuro.
O IA associa-se à celebração dos 100 anos da União Astronómica Internacional através de várias iniciativas ao longo de 2019. Com "Estrelas que brilham no tempo" recordamos figuras importantes na história da astronomia dos últimos 100 anos.
LER
|
O IA nos media
|
TimeOut, 12 de maio de 2019
Antena 1 (Os Dias do Futuro), 11 de maio de 2019
Observador, 10 de maio de 2019
Expresso, 10 de maio de 2019
Público, 10 de maio de 2019
TV Europa, 9 de maio de 2019
Distrito Online - Setúbal, 8 de maio de 2019
Exame Informática, 7 de maio de 2019
Público, 29 de abril de 2019
Diário de Notícias, 26 de abril de 2019
Beira.pt, 23 de abril de 2019
INTERNACIONAL
Phys.org, 13 de maio de 2019
Phys.org, 13 de maio de 2019
|
|