Star Party – Um céu para todos

Star Party – Um céu para todos

A União Astronómica Internacional celebrará os seus 100 anos ao longo de 2019 com múltiplos eventos e projetos a decorrer no mundo inteiro. As 100 Horas de Astronomia é o primeiro evento global que marca o início das celebrações.  

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) associa-se a esta iniciativa global organizando o evento especial Star Party – Um Céu para TodosObservações astronómicas com telescópios, visitas guiadas ao Observatório Astronómico de Lisboa, atividades práticas e um quiz de astronomia serão algumas das ofertas da noite de 11 de janeiro.

Observações astronómicas com telescópios

18h00-01h00

O céu noturno de inverno, com objetos celestes de grande beleza como a nebulosa de Orion, o enxame de estrelas das Pleiades ou o planeta Marte, será explorado ao longo da noite.

Convidamos todos os participantes a juntarem-se à festa e a trazerem os seus telescópios ou binóculos. Se não  tiver equipamento para observar o céu, traga a sua máquina fotográfica ou smartphone e venha fotografar a Lua, usando os nossos telescópios.

Oficina “Com as estrelas entre os dedos”

18h00, 19h30, 23h00

Nesta oficina de cerca de 45 minutos, ideal para famílias, poderá construir um modelo a três dimensões de uma constelação e compreender como as estrelas se distribuem no espaço. No final poderá levar este modelo para casa.

Visitas ao Observatório Astronómico de Lisboa

18h00-00h30 (cada 30 min, com interrupção às 22h-23h)

Esta será uma oportunidade para realizar uma visita noturna a um dos mais emblemáticos edifícios históricos da capital, o Observatório Astronómico de Lisboa.

Exposição dos planetas do Sistema Solar à escala

18h00-21h00

Muitas vezes representados com tamanhos semelhantes, os planetas do Sistema Solar apresentam dimensões bem diferentes. Venha descobri-los na nossa exposição!

Desafio “Será que conhece o nosso céu?”

19h00, 20h30, 00h00

A noite será também de desafios. “Será que conhece o nosso céu?”, um jogo em contrarrelógio, é uma das propostas do IA para o público que nos visitar, com prémios para quem conseguir identificar mais constelações.

Quiz de Astronomia

21h30

O ponto alto da noite será a realização de um Quiz de Astronomia, com prémios para a equipa vencedora. Poderá testar os seus conhecimentos num ambiente divertido e conhecer pessoas novas. E, se tiver sorte, poderá contar com a ajuda de um astrofísico na sua equipa.

Notas Importantes

  • A realização das observações astronómicas com telescópios está sujeita às condições meteorológicas. Prevê-se uma noite fria pelo que aconselhamos todos os participantes a trazerem roupa e calçado confortável e quente.
  • O Instituto Superior de Agronomia (ISA), no qual o Observatório Astronómico de Lisboa está  inserido, cobra uma taxa de estacionamento na Tapada da Ajuda de 2€ por veículo (exceto motociclos). 

Duração:

7 horas

Entrada livre


Inscrição

As inscrições para as diferentes atividades serão feitas no local, não existindo pré-inscrição para o evento. As inscrições estão limitadas ao número de vagas para cada atividade.

Localização

Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
1349-018 Lisboa