IAstro Júnior – Mistérios do Sol e de outras Estrelas

O IAstro Júnior está de volta!

A segunda edição do projeto IAstro Júnior, a decorrer durante 2018, tem como mote “Mistérios do Espaço“.

A primeira sessão, com o título “Mistérios do Sol e de Outras Estrelas“,  vai realizar-se no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, já no dia 17 de fevereiro, pelas 18h00.

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Universidade do Porto, Mário João Monteiro, João Lima e Raquel Albuquerque, em três intervenções curtas, simples e interativas, vão dizer-nos o que conhecemos sobre o Sol e outras Estrelas, o que ainda não conhecemos e constitui um mistério e falar-nos das estratégias que os investigadores utilizam para desvendar esses mistérios.

Nesta sessão os participantes terão oportunidade de contactar diretamente com os investigadores e colocar as perguntas sobre este tema. Poderão igualmente deixar perguntas que serão posteriormente respondidas pelos investigadores do IA. Estas perguntas e respostas serão publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos e que conta com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.

Os investigadores:

Mário João Monteiro

Nascido em Moçambique (Manica), vim fazer a primária até ao 12º em Chaves. Comecei por ser um fã da geometria descritiva, que quase me levou a uma carreira de arquiteto, mas a atração da matemática e da física – estimulada pelo meu vício em ver e ler ficção científica – acabou por ser mais forte. Escolhi assim uma licenciatura em Física/Matemática Aplicada no Porto, que me abriu a porta para fazer um mestrado e um doutoramento em Astrofísica no Queen Mary University of London. Dou aulas e faço investigação na U.Porto, divertindo-me com o estudo teórico de como as estrelas funcionam e como podemos usar as observações para as compreender melhor.

 

João Lima

Sou o João Lima, estudei Astronomia na U.Porto até aos meus 22 anos e depois fui fazer um mestrado e um doutoramento no Reino Unido. Regressei à U.Porto quando tinha 27 anos para ser professor. Hoje dou aulas na Faculdade de Ciências da U.Porto e faço investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, U.Porto. Estudo ventos e jatos que são emitidos por estrelas jovens e pelo Sol. Gosto de estar com amigos e de ouvir música muito antiga, com mais de 250 anos.

 

Raquel Albuquerque

Chamo-me Raquel Albuquerque e sou natural de Lisboa. Desde 2010, estudo Astronomia na U.Porto onde já completei a licenciatura e o mestrado. Neste momento sou aluna de doutoramento no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (U.Porto) e no Observatório de Paris.
Dedico o meu tempo a estudar estrelas jovens do tipo solar que nos podem dar pistas que indiquem como é que o Sol se formou há muito tempo atrás. Gosto de dar longos passeios, assistir a concertos e tocar violino com os amigos.

Duração:

1 hora

Entrada livre


Inscrição

A atividade é gratuita, no entanto é necessário efetuar a RESERVA de bilhetes.

Para efetuar a RESERVA de bilhetes para a atividade IAstro Júnior – Mistério do Sol e de Outras Estrelas clique no link abaixo após ter lido as seguintes indicações:

– Para manter a RESERVA de bilhete é necessário responder ao e-mail de pedido de confirmação, que irá receber dia 12 de fevereiro, confirmando o seu interesse em manter a reserva. A resposta deverá ser dada até às 23h59m de dia 14 de fevereiro 2018.

– Poderá levantar os bilhetes de acesso à atividade IAstro Júnior – Mistério do Sol e de Outras Estrelas no próprio dia, das 17h15 às 17h55.

– Após esta hora, 17h55, os bilhetes não reclamados serão disponibilizados às pessoas presentes interessadas em participar na atividade.

– Durante a sessão serão recolhidas imagens, que a organização poderá utilizar para noticiar o IAstro Júnior. Caso não autorize a sua divulgação, deverá comunicá-lo à organização quando levantar os bilhetes.

RESERVAR

Localização

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva
Rua das estrelas S/N
4150-762 Porto

Como chegar

De carro
GPS: 41.150716, -8.638462

De autocarro (Paragem “Planetário”)
200, 204, 207, 209, 1M

Saiba mais sobre o projeto IAstro Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *