100 anos de espaço-tempo: O Lado Brilhante do Universo

100 Anos de Espaço-Tempo, sessão 4

Nas celebrações do eclipse solar total de 1919, aproveite observações astronómicas, visitas guiadas a um observatório histórico, e uma palestra pública dedicada ao lado brilhante do Universo.

O dia 29 de maio marcou o centenário das observações do eclipse solar total de 1919, em Sobral (Brasil), e na ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe), observações de que resultou a confirmação de uma das previsões da teoria da relatividade geral de Einstein.

Cem anos depois, a nossa visão do Universo é extraordinariamente mais vasta do que aquilo que era conhecido ao tempo de Einstein. O astrónomo americano Edwin Hubble mostrou entretanto que a nossa galáxia é apenas uma num oceano cósmico povoado por outras galáxias.

O que sabemos hoje sobre estas ilhas de luz, que em vastos grupos se distribuem pelo espaço até onde os instrumentos astronómicos alcançam? Como se formaram as galáxias e qual foi a sua história vivida em conjunto? Terminaremos o ciclo “100 anos de espaço-tempo” com uma viagem a este lado brilhante do Universo.

Todas as atividades são de acesso gratuito, no entanto, a palestra é limitada ao número de lugares disponíveis, e as visitas guiadas ao edifício requerem o registo prévio, realizado à chegada ao evento.

Organizado pelo IA, este evento faz parte da exposição E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse, enquadrada no projecto Eddington @ Sundy: 100 anos depois.

Programa:

21h30

O Lado Brilhante do Universo

por José Afonso, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade e Lisboa (FCUL).

23h00

1º Visita Guiada ao Edifício Histórico

23h30

2º Visita Guiada ao Edifício Histórico

24h00

3ª Visita Guiada ao Edifício Histórico

21h30 – 00h30

Observações Astronómicas em contínuo ao longo da noite


Ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional (IAU) comemora os seus 100 anos de existência. O IA associa-se às celebrações juntando-se aos múltiplos eventos e projetos a decorrer no mundo inteiro.

Duração:

3 horas

Entrada livre


Inscrição

A palestra é limitada ao número de lugares disponíveis.

As visitas guiadas ao edifício requerem o registo prévio, realizado à chegada ao evento. O registo de inscrições termina às 0h00, ou no início da primeira visita que não tenha inscrições. Não é possível a inscrição numa visita enquanto a visita anterior não estiver preenchida.

Localização

Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
1349-018 Lisboa