Curso de Iniciação às Observações Astronómicas

Desde a Pré-História que o Homem demonstrou fascínio pelo céu mas foi com o aparecimento dos primeiros telescópios que a Astronomia se tornou uma ciência.

Neste curso serão dadas as ferramentas necessárias para que os participantes consigam planear e executar as suas próprias observações astronómicas. Venha aprender a explorar o céu numa formação essencialmente prática!

Telescópio Refletor. Créditos: Ryan Wick/Wikimedia Commons

Informações gerais

Duração

11 horas

Local

Instalações do IA no Edifício Leste do Observatório Astronómico de Lisboa

Datas

11, 12 maio (1ª edição)
15, 16 junho (2ª edição)
13, 14 julho (3ª edição)

Horário

16h – 19h e 20h – 00h (1º dia)
20h – 00h (2º dia)

Valor da Propina

100 € (descontos aplicáveis)

Idade Mínima Aconselhada

14

Número de Participantes

6 – 12

Observações Importantes

  • Como no primeiro dia haverá uma curta interrupção para jantar, os participantes são aconselhados a trazer algo para comer.
  • Se as condições meteorológicas o exigirem, as aulas de observação astronómica serão adiadas para o fim de semana seguinte, exceptuando o último sábado do mês.

Conteúdos

Aula nº 1 – Observação Astronómica e a Esfera Celeste

Aula nº 2 – Equipamento de Observação e Conhecer o Céu

Aula nº 3 – Observação com Telescópio Planeada e Executada pelos Alunos

Poderá consultar o programa detalhado aqui.

INSCREVA-SE

 

Formador

João Retrê

João Retrê é coordenador do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e tem mais de vinte anos de experiência na montagem e manuseamento de diversos tipos de telescópios. Em 2012 foi convidado a integrar, como especialista observacional, uma das 9 equipas da expedição Venus Twilight Experiment, da ESA Venus Express Science Working Team. Neste âmbito, conduziu observações ao último trânsito de Vénus do século XXI no Physics Research Laboratory of Udaipur Solar Observatory, Rajastão, India.

O que dizem os alunos…

“Agradavelmente surpreendido. Correspondeu e superou as expectativas e aquilo que procurava, sendo um leigo na área na sua primeira incursão nestas técnicas. Clareza, simpatia, ótimo ambiente e informação muito completa. Adorei.”

“Curso muito interessante com vertente prática grande e com utilização de equipamento bom. Lecionado de forma muito dinâmica. Recomendo vivamente.”

“Excelente experiência. Do fantástico ambiente à clareza da exposição, da dedicação do João ao espaço místico do observatório, é altamente recomendável.”