Link-press: 202408

Clique nas imagens para as obter com maior resolução

Conceção artística de um planeta nómada, ou errante, com a nebulosa NGC 1333 apresentada em fundo. Os planetas errantes, n
Conceção artística de um planeta nómada, ou errante, com a nebulosa NGC 1333 apresentada em fundo. Os planetas errantes, nómadas ou livres apresentam massas comparáveis às dos planetas do Sistema Solar mas não orbitam nenhuma estrela.
Créditos: ESO/M. Kornmesser (planeta); ESA/Webb, NASA & CSA, A. Scholz, K. Muzic, A. Langeveld, R. Jayawardhana (fundo)
A Nebulosa NGC 1333, na constelação do Perseu
A Nebulosa NGC 1333, na constelação do Perseu, a 960 anos-luz, é uma nuvem de formação de estrelas aqui observada em 2005 na luz infravermelha com o telescópio espacial Spitzer.
Créditos: NASA/JPL-Caltech/Harvard-Smithsonian CfA

 

Um pormenor da Nebulosa NGC 1333 observada em 2023 com o telescópio espacial James Webb
Um pormenor da Nebulosa NGC 1333 observada em 2023 com o telescópio espacial James Webb revela não só mais do interior da nuvem, como também grande detalhe.
Créditos: Daniel Capela, in Adam B. Langeveld, Aleks Scholz, Koraljka Mužić, et al., 2024

 

Pormenor da Nebulosa NGC 1333 observada em 2023 com o telescópio espacial James Webb
Pormenor da Nebulosa NGC 1333 observada em 2023 com o telescópio espacial James Webb. É a mais detalhada imagem até agora obtida desta nebulosa.
Créditos: ESA/Webb, NASA & CSA, A. Scholz, K. Muzic, A. Langeveld, R. Jayawardhana

 

Representação à escala de vários tipos de objetos que se formam nas nebulosas moleculares, em comparação com o planeta Júpiter.
Representação à escala de vários tipos de objetos que se formam nas nebulosas moleculares, em comparação com o planeta Júpiter. Os planetas errantes até agora descobertos têm, no mínimo, cinco vezes a massa de Júpiter. Embora o seu tamanho não possa ser medido diretamente, modelos físicos preveem que sejam mais ou menos do tamanho das anãs castanhas, apesar de serem menos massivos, mas porque são menos densos. No entanto, quando jovens, supõe-se que sejam mais pequenos.
Créditos: NASA’s Goddard Space Flight Center