Atividades com participação de investigadores do IA
|
Ciências Research Day
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
27 outubro, 09h30 - 17h15
Auditório 3.2.14, Edifício C3, 2º piso, Campo Grande, Lisboa
Conheça a investigação atual sobre o Universo, ou sobre instrumentos que no futuro irão sondar regiões ainda desconhecidas. Uma apresentação sobre as atmosferas de planetas, discussão de pósteres científicos e conversas com seis investigadores do IA em modo speed-date são algumas das formas de contactar com investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) no dia em que a Ciências ULisboa dá a conhecer a ciência que se faz nos seus departamentos e centros de investigação.
As sessões plenárias serão em inglês. Acesso livre, mas registo aconselhado.
SABER MAIS
|
Olhos no espaço
Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS)
27 outubro,
19h00 - 20h00
Website da FFMS
Em Dezembro, será lançado o novo telescópio espacial James Webb (JWST), que irá juntar-se ao famoso Hubble, há mais de 30 anos a deslumbrar-nos com imagens do Universo. No âmbito do ciclo de conferências organizado para o Mês da Ciência e da Educação 2021,
na companhia de Nuno Peixinho, da FCTUC e do IA, em conversa com a astrofísica Cristina Oliveira, saiba como o JWST, seguindo os passos do Hubble, irá revolucionar o nosso olhar sobre o Cosmos.
SABER MAIS
|
Cursos
|
Sábados, 13 novembro - 12 fevereiro
Planetário do Porto - CCV e online
O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, no âmbito do seu Plano de Formação, dinamiza uma nova Oficina Formativa acreditada na dimensão científica e pedagógica. «Astronomia de bolso» é uma oficina pensada para todos os que gostariam de conhecer as bases da astronomia moderna, e como esta ciência gera tanto fascínio.
Oficina em associação com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com 50 horas: 9h presenciais; 8h remotas síncronas; 8h assíncronas e 25h de trabalho autónomo.
Candidaturas.
SABER MAIS
|
Notícias IAstro
|
14 de outubro, 2021 Este trabalho, liderado por um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), foi publicado na prestigiada revista Science. Os dados apontam ainda para que, embora haja uma relação entre as composições da estrela e dos planetas rochosos, esta não é direta, como se pressupunha até agora.
SABER MAIS
7 de outubro, 2021 Num único website, está tudo o que precisa de saber sobre Astronomia e o Universo, em linguagem direta e do dia-a-dia, o fruto de um projeto coliderado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e que se torna agora uma referência internacional.
SABER MAIS
|
O Universo
|
"Grandes Ideias em Astronomia" é um website e um pequeno livro, gratuito, em PDF, que resume o que todas as pessoas deverão saber sobre o Universo e o nosso lugar nele. Disponível gratuitamente em várias línguas para utilização pela comunidade de educadores e comunicadores de astronomia, mas também por qualquer pessoa que queira adquirir uma visão concisa de tudo o que existe.
LER
|
Parceria National Geographic Portugal
Artigo por Nanda Kumar, do IA
Imaginemos várias dezenas de sóis compactados numa única estrela. A tremenda explosão final de uma estrela tão grande é sentida através da galáxia até bem longe. Felizmente, estrelas destas são raras, e o motivo reside no seu local de nascença.
LER
|
VÍDEO
O Sol, esse tranquilo disco no céu azul, é por vezes fonte de fenómenos extremos que ameaçam a nossa sociedade altamente tecnológica. Teresa Barata e Ricardo Gafeira, do IA e da FCTUC, respondem às perguntas do público numa sessão dedicada ao "clima espacial".
VER
VÍDEO
Não há melhor do que descobrir lugares distantes e inóspitos, para darmos valor a algo tão raro: o nosso planeta azul. Teste o que sabe sobre mundos bizarros no Sistema Solar e mais além, num quiz conduzido por Bárbara Soares e José Silva, jovens investigadores do IA.
VER
|
Oportunidades no IA
|
Candidaturas de 20 outubro a 14 novembro |
No túnel do tempo
|
2019, 11 de outubro
Astrónomos usam inteligência artificial para determinar o tamanho de exoplanetas
Uma equipa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) desenvolveu uma técnica de aprendizagem automática para determinar o raio de um exoplaneta sabendo a sua massa.
DESEMPOEIRAR
1920, 2 de outubro
Nasceu Giuseppe (Bepi) Colombo, o matemático e engenheiro italiano que calculou que a sonda Mariner 10, da NASA, poderia passar mais do que uma vez por Mercúrio durante a sua missão em 1974-75.
Colombo foi um dos iniciadores da missão Giotto, da ESA, que em 1986 obteria as primeiras imagens do núcleo de um cometa (o Halley). O seu próprio nome foi atribuído à atual missão Bepi Colombo, que está neste momento a estudar o planeta Mercúrio.
|
|