Atividades
|
Sábado, 20 de julho, 21:00
Museu da Presidência da República-Palácio de Belém, Lisboa
Com um serão preenchido de atividades, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Museu da Presidência da República (MPR) associam-se para celebrar a chegada da Humanidade à Lua.
Entrada gratuita.
SABER MAIS
|
Sábado, 20 de julho, 21:00
Reitoria da Universidade do Porto, Porto
A celebração dos 50 anos da chegada da Humanidade à Lua levanta ainda muitas questões sobre as nossas aspirações e o modo como olhamos para o nosso planeta.
Na primeira sessão do ciclo Missões Tripuladas à Lua serão oradores Rui Moura e Álvaro Domingues, com moderação de Daniel Folha, do IA e da Universidade do Porto.
Entrada gratuita.
SABER MAIS
|
Sábado, 27 de julho, 21:30
Reserva Dark Sky Alqueva, Reguengos de Monsaraz
Excecionalmente neste mês, a palestra das Noites no Observatório realizar-se-á em Campinho, Reguengos de Monsaraz, na Reserva Dark Sky Alqueva, inserida na programação da Dark Sky Party Alqueva.
Até hoje descobrimos quase 4000 planetas em redor de outras estrelas, os exoplanetas. Vamos fazer uma viagem aos sistemas estelares, começando pelo nosso, com Ruben Gonçalves, do IA e FCUL.
Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição.
SABER MAIS
|
Sexta-feira, 9 de agosto, 21:30
Museu de Lisboa - Teatro Romano, Lisboa
Com uma vista privilegiada sobre o céu a sul, o Museu de Lisboa – Teatro Romano é um excelente local para observar ao telescópio a Lua, Júpiter e Saturno. Em família, venha também descobrir mais sobre o Sistema Solar.
Entrada gratuita, sujeita em cada momento à capacidade do espaço.
SABER MAIS
|
Cursos
|
Sábados, 7 - 28 setembro, 2019
Edifício Leste do Observatório Astronómico de Lisboa
|
Muito mudou desde a Antiguidade, quando o Sol e a Lua faziam parte dos sete "planetas". Hoje exploram-se os confins do Sistema Solar com sondas robóticas.
Este curso abordará as novas descobertas sobre o Sistema Solar, integrando-as nas leis e conceitos básicos da física que governam os sistemas planetários.
Formador: Rui Agostinho, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
SABER MAIS
|
Sábados, 12 outubro - 2 novembro, 2019
Edifício Leste do Observatório Astronómico de Lisboa
"Somos todos feitos de poeira das estrelas" e sem elas nada do que conhecemos existiria.
Neste curso serão apresentadas as diferentes fases de vida de uma estrela, as diferentes condições iniciais de nascimento e possíveis evoluções, e será discutida a sustentabilidade da vida no Universo a muito longo prazo.
Formador: Rui Agostinho, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
SABER MAIS
|
Sábados, 19 outubro - 16 novembro, 2019
Edifício Leste do Observatório Astronómico de Lisboa
As galáxias são as grandes estruturas do Universo, e são de uma variedade estonteante. Há 100 anos não conhecíamos estes "universos-ilha". Hoje sabemos que ocupam quase todo o Universo observável. Venha explorar o mundo fascinante das galáxias mais distantes!
Formador: José Afonso, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
SABER MAIS
|
3-5 setembro, 2019, e 10 janeiro, 2020
Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, Porto
Curso gratuito, acreditado pelo Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, com o qual se pretende que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos a conteúdos curriculares.
SABER MAIS
|
3 setembro, 2019
Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, Porto
Tendo como mote a estreia do novo filme infantil imersivo, o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Formação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desenvolve a presente ação de curta duração gratuita.
SABER MAIS
|
Notícias IAstro
|
17 de junho, 2019 O telescópio espacial Euclid já sabe onde e quando irá mergulhar fundo no Universo escuro, e os locais no céu foram decididos com a colaboração de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
SABER MAIS
|
5 de junho, 2019 De entre 32 mil estrelas observadas, uma equipa liderada por uma investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) descobriu cinco estrelas raras de um subgrupo de estrelas peculiares magnéticas, e que são autênticos laboratórios estelares.
SABER MAIS
|
O Universo
|
A atenção ao detalhe levou a astrónoma Jocelyn Bell a confirmar a existência de um dos objetos mais exóticos e mais importantes em astronomia: as estrelas de neutrões.
O IA associa-se à celebração dos 100 anos da União Astronómica Internacional através de várias iniciativas ao longo de 2019. Com Estrelas que brilham no tempo recordamos figuras importantes na história da astronomia dos últimos 100 anos.
LER
|
ÁUDIO / ENTREVISTA
O Espaço e o Tempo são dinâmicos, alteram-se com a presença da matéria. Francisco Lobo, do IA e FCUL, contribuiu para o programa Ponto de Partida, da Antena 1.
OUVIR
|
ÁUDIO / ENTREVISTA
A Terra tem um gémeo terrível, Vénus, cujos ventos extremos sugerem paralelos com o que já está a acontecer na Terra. Pedro Machado, do IA e FCUL, contribuiu para o programa Biosfera, da RTP 2.
OUVIR
|
LIVRO
Valente Valentina é uma história inspirada na primeira mulher astronauta a ir ao Espaço: Valentina Tereshkova. Andreia Nunes escreveu e Rachel Caiano deu-lhe vida com as suas ilustrações.
O Instituto de Astrofísica e Ciências Espaciais (IA) realizou a revisão científica do livro, proporcionando apoio institucional e disseminação nacional e internacional.
SABER MAIS
|
O IA nos media
|
Antena 2, 15 de julho de 2019
Expresso, 17 de junho de 2019
Jornal Económico, 10 de junho de 2019
Expresso, 9 de junho de 2019
Público, 5 de junho de 2019
RTP 2 - Biosfera, 23 de maio de 2019
Antena 1 – Ponto de Partida, 21 de maio de 2019
Rádio Renascença, 18 de maio de 2019
|
|