Planetália: a festa dos planetas

Júpiter observado pela missão Juno, da NASA

Júpiter observado pela missão Juno, da NASA, com a Via Láctea em fundo. Créditos: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt / Fundo : John Colosimo/ESO

Com uma vista privilegiada sobre o céu a sul, o Museu de Lisboa – Teatro Romano é um excelente local para observar ao telescópio a Lua, Júpiter e Saturno. Em família, venha também descobrir mais sobre o Sistema Solar.

Nesta noite de verão, espreite o encontro entre Júpiter e a Lua visto do terraço do Museu de Lisboa – Teatro Romano. Através de telescópios, conseguirá obter fotografias destes dois corpos celestes que estarão muito próximos no céu.

Conseguirá ver as crateras e “mares” da Lua e o planeta Júpiter rodeado pelas suas maiores luas. Saturno, com os seus anéis, fará a sua aparição mais tarde.

Viaje depois através do Sistema Solar, na companhia de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, explorando representações dos planetas à escala e participando em família em atividades sobre o Sistema Solar.

Divulgação também no website do Museu de Lisboa.

Notas:

  • A realização das observações está sujeita a condições meteorológicas e atmosféricas favoráveis, que poderão ser conhecidas só no próprio dia até às 14h.
  • Entrada livre, sujeita em cada momento à capacidade do espaço.
  • Recomendado a partir dos 3 anos.
  • Explicações em português e inglês (consulte a página do evento em inglês).

Esta é uma das iniciativas com que, ao longo de 2019, o IA se associa à celebração dos 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU).

Duração:

3 horas

Entrada livre

Localização

Museu de Lisboa - Teatro Romano
Rua de São Mamede, Nº 3 A,
Lisboa