Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar o Universo a vilas e cidades longe dos grandes centros urbanos.
Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas e às galáxias, e falar dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.
O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.
Programa
Júpiter e a tempestade perfeita
José Silva
Júpiter, o quinto planeta a contar do Sol, é um objecto dominante do nosso sistema solar. As suas enormes dimensões e características peculiares, bem como o hipnotisante padrão de nuvens, tornaram-no um grande foco de interesse. Este é um convite para andarmos à deriva na atmosfera turbulenta deste gigante gasoso, levados pelos seus ventos rápidos em busca da tempestade perfeita.
Titã, uma lua de outro mundo
Alberto Negrão
Titã, a maior lua de Saturno, esconde sob a sua espessa atmosfera uma paisagem alienígena, mas que é em muitos aspetos semelhante à da nossa Terra. Embora frio e estranho, Titã é um dos locais mais interessantes para o estudo do surgimento da vida no Sistema Solar.
Medindo exoplanetas
Sérgio Sousa
Hoje em dia já se descobriram mais de 4000 planetas extra-solares que orbitam outras estrelas na nossa galáxia.
Vamos explicar como muitos destes planetas foram descobertos, e falar de técnicas, ferramentas e missões que nos permitem medir e caracterizar estes novos mundos longínquos.
À procura de uma segunda Terra
João Camacho
A descoberta do primeiro planeta extra-solar em 1995 levou a uma revolução do conhecimento que tinhamos sobre planetas, desde a formação e evolução do nosso Sistema Solar ao tipo de planetas existentes. Os avanços tecnológicos permitem-nos alcançar uma precisão nunca antes atingida e iniciar a procura de planetas iguais à Terra, com massa e temperatura ideais para a existência de vida e tentar responder à pergunta “Estaremos sós?”.
O mistério das galáxias
Íris Breda
Compreender a evolução das galáxias é uma tarefa difícil, pois temos apenas “retratos” de famílias de galáxias em diferentes momentos da sua vida. Queremos juntar as peças deste puzzle e formar uma teoria que explique como as galáxias “nascem”, “crescem” e “morrem”.
Desafios e descobertas com ALMA
Ciro Pappalardo
O ALMA revolucionou a nossa visão do Universo. Graças à sua incrível precisão, o ALMA observou galáxias no início da sua vida, nos primórdios do Universo. Mais perto de nós, observou discos de gás e poeira à volta de estrelas jovens, onde se estarão a formar planetas, e surpreendeu-nos com a descoberta, em regiões de formação de estrelas, de moléculas importantes para a vida. Vamos conhecer a história de um dos mais poderosos telescópios do mundo.
A insustentável leveza do Universo
Nelson Nunes
Vamos ver como são determinadas as abundâncias dos constituintes do Universo e o que significam para a sua evolução.
O lado escuro da força
Tiago Barreiro
Mais de metade de todo o Universo conhecido pertence ao “lado escuro”. Ele não é observado diretamente e o que o compõe continua a ser para nós um mistério. Vamos dar um pouco de luz ao lado mais escondido do Universo.
Em cada evento da Digressão Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada.
Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador fará uma intervenção rápida e estimulante ao ritmo de uma sequência automática de 20 imagens.
A sessão Ignite IAstro – Ílhavo tem o apoio do Município de Ílhavo.
Pode acompanhar a digressão através da newsletter IAstro, e também no Facebook e no Twitter.
Partilhe
Duração:
1h30Entrada livre
Localização
Museu Marítimo de ÍlhavoAv. Dr. Rocha Madahíl
Ílhavo