Dia das Mulheres e Raparigas na Astronomia

Como será o trabalho de uma astrofísica? O que é necessário para se estudar o Espaço? Será que as cientistas andam com a cabeça na Lua?

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) associa-se às comemorações do Dia das Mulheres e Raparigas na Astronomia, com atividades que pretendem desmistificar o conceito de uma mulher cientista, em particular em áreas como física e matemática, e encorajar raparigas a seguirem estudos e carreiras nessas áreas.

Durante 3 dias, serão desenvolvidas diversas atividades que contarão com a presença de investigadoras do IA, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

As celebrações começam a 10 de fevereiro, às 15h, no Planetário do Porto, com uma sessão pública com as investigadoras Elisa Delgado-Mena, Susana Barros, Andressa Ferreira e Ana Catarina Leite, que irão falar sobre o seu percurso e experiência e responder a perguntas do público. A atividade é gratuita mas requer inscrição aqui.

Nos dias 11 e 12, as investigadoras Raquel Albuquerque, Sandra Reis, Rita Neves e Elsa Teixeira vão à Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, e à Escola B23 Ferreira de Castro, em Mem-Martins, para conversas com alunos do ensino básico e secundário.

Também no dia 11 apenas será necessária uma ligação à internet para participar nos webinars com as investigadoras Catarina Lobo, Gabriella Gilli e Sandra Reis, às 10h, 15h e 16h, respetivamente. As investigadoras farão uma curta apresentação seguida de uma sessão de respostas a perguntas efetuadas via online chat. 

O Dia das Mulheres e Raparigas na Astronomia tem por base o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, definido pelas Nações Unidas e celebrado a 11 de fevereiro, e faz parte das celebrações dos 100 Anos da União Astronómica Internacional.

Entrada livre


Inscrição

A sessão pública a decorrer no Planetário do Porto, no dia 10 de fevereiro, requer inscrição obrigatória através do seguinte link.

Localização

Vários locais

Videotransmissão

A sessão pública no Planetário do Porto, no dia 10, será transmitida em direto através da página de Facebook do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Os links para a visualização e participação nos webinars serão anunciados em breve.