[ADIADO] Por que não anda o Tempo para trás?

[ ADIADO ] AVISO: Devido a um imprevisto, mas sem gravidade, a sessão O Universo Online deste sábado, 5 de junho, foi cancelada e será reagendada para nova data.
Contamos convosco para em breve nos reunirmos nesta sessão tão aguardada.

Com a série O Universo Online, o IA continua a partilhar o Universo através de sessões online com diferentes formatos, como palestras e quizes. Nestas sessões todos estão convidados a participar.


Sessão online com apresentação e perguntas e respostas.

Porque é que o futuro é diferente do passado?

O facto mais marcante do mundo à nossa volta é que o tempo está sempre a avançar. Lembramo-nos do passado mas não do futuro, podemos transformar ovos numa omelete, mas não omeletes em ovos, a nossa idade aumenta, mas nunca diminui… E, por mais curioso que seja, as nossas teorias em física contemporânea não têm resposta para esta questão.

Nesta palestra, Marina Cortês, do IA e de Ciências ULisboa, irá descrever o seu trabalho com Lee Smolin (Canadá) no estudo da origem da direção do tempo, e como incorporá-la na compreensão do universo à nossa volta.

Transmissão em direto

Assista, participe e coloque perguntas na transmissão em direto no canal do IA no YouTube.


Nota Biográfica

Marina Cortês, investigadora do IA e de Ciências ULisboa.

Marina Cortês obteve o seu doutoramento em Cosmologia Teórica em 2008 na Universidade de Sussex (Reino Unido) e na Universidade de Cape Town (África do Sul).

Atualmente é investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), tendo antes desenvolvido trabalho em muitos centros à volta do mundo, entre estes o Lawrence Berkeley National Lab (California, US), University of Edinburgh (UK), Universidade de Lisboa (Portugal), Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canada), African Institute for Mathematical Sciences (South Africa), e Institute for the Early Universe (Korea). Em 2011 recebeu o prémio europeu de investigação Marie Curie Fellowship.

A Marina tem paixão pela investigação das origens do tempo no Universo, um trabalho que realiza em colaboração com o prestigiado cientista Lee Smolin (Canadá). Em 2015, este trabalho dos dois cientistas foi galardoado com o Prémio Inaugural Buchalter Cosmology Prize (1º lugar).


Receba os anúncios antecipadamente. Estes eventos são divulgados através da Newsletter IAstro e pode também receber os anúncios através do Facebook do IA, Twitter e Instagram.

Partilhe

Duração:

1h30

Videotransmissão

Transmissão online no canal do IA no YouTube.