O Universo Online
Revele o Universo… com as suas perguntas

Revele o Universo... com as suas perguntas

Temos encontro marcado em sua casa, porque o Universo cabe dentro dela.

A pensar em si, preparámos uma série de eventos acessíveis através da internet sob o título O Universo Online.

O IA vai continuar a partilhar o Universo através de sessões online com diferentes formatos, como palestras e quizes. Nestas sessões todos estão convidados a colocar perguntas, responder a desafios e participar em jogos.


Revele o Universo… com as suas perguntas

Desta vez a sessão de O Universo Online é toda sua. Descubra mais sobre o Universo colocando as suas próprias perguntas a um painel de cinco investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Do Sistema Solar até aos confins do Universo, o Espaço é todo seu nesta sessão. Contamos consigo, com a sua curiosidade, e com tudo o que sempre quis saber e que agora pode perguntar a cinco especialistas em temas tão diversos como os sistemas planetários, as estrelas, as galáxias, os buracos negros, ou os telescópios espaciais.

Com os investigadores do IA Alexandre Cabral, José Afonso, Mário João Monteiro, Nelson Nunes e Nuno Cardoso Santos.


Transmissão em direto

Assista à transmissão em direto na janela em baixo.
Se quiser participar e colocar perguntas, dirija-se ao canal do IA no YouTube.

Os investigadores

Alexandre Cabral é Licenciado em Física Tecnológica, tendo obtido os graus de Mestre e Doutor em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

De 1991 a 2008 foi investigador do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e em 2009, juntamente com o Laboratório de Óptica, Lasers e Sistemas, foi integrado no Departamento de Física da FCUL onde se encontra atualmente.

É investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde é responsável pelo Grupo de Instrumentação.

José Afonso é doutorado em Astrofísica pelo Imperial College de Londres, tendo estudado a formação e evolução de galáxias no Space Telescope Science Institute, Australia Telescope National Facility, no Onsala Space Observatory e mais tarde em Portugal.

Atualmente é coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e procura ajudar a definir a próxima geração de observações astronómicas para a procura dos primeiros buracos negros no Universo.

Gosta de divulgar as maravilhas da Astronomia e de despertar novas mentes para a Ciência.

Mário João MonteiroMário João P. F. G. Monteiro é licenciado pela Universidade do Porto e doutorado pelo Queen Mary University of London, onde trabalhou no estudo sísmico do Sol.

Atualmente é Professor Associado e Diretor do Departamento de Física e Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DFA/FCUP) e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Foi Diretor do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), Coordenador da Rede de Doutoramento em Ciências do Espaço PhD::SPACE, e é o Delegado nacional ao Comité do Programa Científico (SPC) da Agência Espacial Europeia (ESA). Tem estado envolvido em várias missões espaciais para o estudos sísmico de estrelas, no âmbito do seu trabalho em astrofísica estelar.

Nelson Nunes é licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, e doutorado em Física pela Universidade de Sussex no Reino Unido.

O Nelson foi investigador em Londres, Minnesota, Cambridge e Heidelberg. Em 1998 foi membro de uma das equipas que nesse ano descobriu que o Universo se encontra em expansão acelerada. Tem trabalhado na construção dos modelos teóricos que tentam explicar a natureza dessa aceleração.

O Nelson é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e leciona na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Nuno SantosNuno C. Santos é doutorado em Astrofísica pela Universidade de Genebra, onde se especializou na procura e estudo de exoplanetas.

Atualmente é professor Auxiliar no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde coordena a equipa de Sistemas Planetários.

É ainda investigador responsável em Portugal pelos projetos ESPRESSO (ESO) e CHEOPS (ESA), atualmente a operar, bem como dos projetos PLATO (ESA) e HIRES@ELT (ESO), em fase de planeamento e construção.

Duração:

1h 30